domingo, 26 de setembro de 2010

A Essência Floral da Flor Dente - de - Leão.


A flor em alta floração



......suas sementes que seguem ao vento...








por Rosangela Vecchi Bittar
para cursos acesse: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/cursos/
para compra de livros: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/livros/

O Dente de Leão o Taraxacum officinalis é uma planta perene originária da Europa e Ásia que pertence à família das compostas cujas flores têm a coloração amarela. Seu nome se origina da palavra grega taraxos que significa doença e akos que significa remédio.
É chamada dente de leão por ter a beirada de suas pétalas serem dentadas com um número grande de incisões que indica a grande quantidade de luz solar que a planta tem.

No século X, já era usada pelos médicos árabes e no séculos XVI era um dos principais medicamentos das boticas inglesas. Estudos provam que o extrato de dente-de-leão duplica o volume e bílis produzido pelo fígado no espaço de 1 (uma) hora após sua ingestão. A decocção de suas folhas, flores e raízes são tônicas, depurativas e levemente laxantes. Estimulam o fiado, rins, e eliminam uréia, colesterol e ácido úrico, purifica o sangue, é um remédio excelente para a má digestão, doenças reumáticas, celulite, distúrbios circulatórios, arteriosclerose, auxilia nos regimes de emagrecimento.

Na cozinha as folhinhas novas do dente-de-leão combinam com saladas. Na cosmética seu chá feito bem forte clareia sardas, compressas à noite deixarão pele limpa e sedosa, pode-se completar o tratamento acrescentando no final o uso do chá anti-séptico de calêndula.

Sob o ponto de vista espiritual o café feito de suas raízes concede poderes psíquicos e conta-se que um pote debaixo da cama com o pó das raízes atrai espíritos.

Como Essência Floral:
No Sistema da Califórnia a essência floral é Dandelion indicada para os workolics, pessoas que fazem muitas atividades como desportistas excedem a capacidade física, elimina as tensões acumuladas nos músculos, relaxa. Esta essência ensina a prestar atenção as mensagens emocionais e necessidades do corpo físico. Equilibra e distenciona, permite que a energia flua em impedimentos. Segundo a Bárbara Espeche (no livro Flores da Califórnia II Sistema de Essências Pluralistas Repertório de Sintomas – Argentina, Ediciones Continente), no aspecto energético atua no emocional e etéreo, nos chakras cardíaco e solar. Corresponde ao arquétipo da intolerância, impaciência. Vale a pena incorpora-la aos óleos para massagens corporais.

No Sistema Francês, Deva é chamado de Pissenlit ´considerado uma essência importante que possui a faculdade de “morder tudo” (em francês: dent de Lion) de liberar e dispersar. Firmemente ancorado na terra é difícil de ser colhido. Harmoniza várias qualidades a cada etapa de crescimento reequilibra os níveis espiritual, mental, emocional e físico do ser humano. A essência floral te a capacidade de dissolver bloqueios nos processos de desintoxicação e eliminação e revitalizar o indivíduo. Age primeiro a nível físico relaxando a musculatura, em seguida atua nas emoções e pensamentos que se caracteriza pelo nervosismo causado pela confrontação e conflitos emocionais internos cuja tendência se manifesta pelo enrijecimento mental que se manifesta no corpo fisco. Bom para o caso de stress mental e emocional, relaxa, harmoniza, concede força e estruturação, traz clareza e concentração.

No Sistema do Alaska também temos essa essência floral nomeada de Dandelion cuja flor é encontrada nos lugares úmidos e ermos, ao longo da margem das estradas e em quintais. É neste sistema floral indicada para a dureza, obstinação, tensão muscular crônica. Indicada para aqueles que não tem a percepção das atitudes mentais mais profundas por baixo das causas emocionais que riam tensão no corpo físico, assim essa essência auxilia a liberar a energia emocional guardada no corpo.

Nos Florais Brasileiros: o Sistema de Florais de Minas a essência Taraxacum cujo nome botânico é Taraxacum officinalis Weber, é indicada para as personalidades que tem visão superficial e grosseira do cotidiano e dificuldades de assimilar a realidade, pois, analisam superficialmente. Esta essência amplia a vontade e o aprendizado espiritual. Aos fatos com mais critério e cuidado. Útil nos casos de resistência ao uso da Terapia Floral devido ao enrijecimento dos corpos físico e etéreo. Atua como depurativo de resíduos e impurezas do sangue.

Sei é que adoro esta essência floral!

Rosangela Vecchi Bittar
Terapeuta Especialista pela Universidade Federal de Pernambuco - Pesquisadora com Terapia Floral – Reiki Master - Aromaterapeuta – Cromoterapeuta
Coordenadora das Práticas Integrativas e Complementares da
Associação Brasileira de Alzheimer ABRAz – Regional Pernambuco.
Terapeuta Floral Voluntária da Oncologia do Hospital das Clínicas da UFPE
Cursos e Palestras - Atendimento em Boa Viagem Recife PE
Consultas por email
E-mail rosangela.bittar@globo.com

Um comentário:

Só serão aceitos comentários postados por pessoas que se identifiquem!

Postagens populares