segunda-feira, 30 de setembro de 2013

O ESTOMAGO E AS ESSÊNCIAS FLORAIS

ROSANGELA VECCHI BITTAR

O Estômago e as Essências Florais


É um alargamento do tubo digestivo, formando uma espécie de bolsa, onde ocorrem transformações químicas nos alimentos. Comunica-se com o esôfago através de uma região chamada cárdia. É ela que permite a passagem dos alimentos do esôfago para o estômago. A região recebe esse nome por estar localizada próxima ao coração. Já a comunicação do estômago com o intestino ocorre através de uma região denominada piloro.

O estômago possui glândulas que produzem o suco gástrico, que é um líquido formado por substâncias importantes para a digestão. As glândulas também produzem o ácido clorídrico, que facilita a ação dessas substâncias.

Internamente, o estômago é revestido por uma mucosa, que é uma membrana capaz de produzir uma substância chamada muco. O muco serve para proteger as paredes do estômago contra a ação do ácido clorídrico. Quando essa proteção não é perfeita, por falta de muco ou pelo excesso de ácido, este ataca as paredes do estômago, provocando o aparecimento de uma espécie de ferida, chamada úlcera gástrica.

Gastrite é o nome que se dá à inflamação do estômago. Pode ser causada por alimentos cáusticos (como pimenta), álcool, medicamentos irritantes, mastigação insuficiente, etc.

A nível emocional o estomago sofre bastante pois é órgão de choque para muitos, onde localiza-ses o chacra do plexo solar. Aqui se digere as emoções decorrentes de nosso viver cotidiano, muitos sentem borborismos, frio, mal estar...mas são desconfortos emocionais e espirituais.

Este chakra está vinculado ao emocional e à habilidade que a pessoa desenvolve para lidar com os conflitos. Está associado à questão do poder pessoal do indivíduo, à sensação de controle sobre a própria vida, ao modo como ele vê a si mesmo em relação aos outros e como estabelece seus relacionamentos. Os conflitos básicos deste chakra se expressarão como uma identificação com o poder e a dominação, ou com a rendição ao poder dos outros (submissão), quando o desejável seria a combinação entre o próprio poder e o poder do outro em atitudes de cooperação.

A nível físico: o chacra do plexo solar  controla o sistema nervoso autônomo, estômago, vesícula, intestino grosso, fígado, pâncreas. Também todo o sistema digestivo e do sistema muscular são regidas por este chakra.Problemas com o sistema digestivo, diabetes, artrite e hipoglicemia são algumas doenças e problemas físicos relacionados ao desequilíbrio deste chakra.Emoções de fogo ou emoções primárias são controlados por este chakra.

Assim, emoções como raiva, zelo, confiança, coragem e frustração. Também sentimentos calorosos, como alegria e espontaneidade são controlados por manipura.A função mais importante deste chakra é expor sentimentos de coragem, de motivação, força e felicidade. A bateria prana ou interna do corpo quando totalmente carregada libera energia para impulsionar tais emoções aumentando o nível de confiança e coragem para cumprir seus sonhos. Manipura é a chave para que se possa tomar decisões, as ações corretas e enfrentar a vida.  Manipura , que significa "cidade ou jóias" ou também comumente considerada como o diamante, é o centro de energia para sentimentos de sensibilidade e poder. Quando o chakra está em equilíbrio, você se sente confiante, zeloso, calmo, alegre, respeitoso.
Plexo Solar é um chakra intermediário e tem um papel determinante na saúde do indivíduo. Ele é uma área de passagem entre os fluxos energéticos da parte inferior e superior do corpo, sendo necessária uma abertura e um funcionamento equilibrado neste chakra para possibilitar que esta troca aconteça, promovendo uma integração no organismo humano.

Espiritualmente é um local de conecção mas também de vampirismo de entidade negativas, pessoas que tentam via este local sugar as forças da pessoa vampirizada.

No nível energético, o chakra do Plexo Solar está ligado ao elemento fogo e à transmutação. Esta é a função primordial deste chakra. Transmutação é um processo fundamental quando se trabalha com energia. Quando o Plexo Solar equilibra seu movimento energético e se abre, é possível criar novos caminhos internos, com novos pensamentos, sentimentos e atitudes. Criar liberdade. Ao expandir, este chakra pode manifestar a qualidade construtiva inerente do emocional que é a capacidade de se vincular e amar. É neste movimento de expansão que o chakra do Plexo Solar pode funcionar no pleno potencial dele e transferir energia para o chakra Cardíaco iniciando o processo de transformação e desenvolvimento espiritual da pessoa.

Que essências florais podem ajudar ao estomago e ao chacra equivalente aqui mencionado: plexo solar?
Lembrem que cada essência floral ou no caso da Pacific essence existem os elixires marinhos, tem sua especificidade no emocional, mental, espiritual além da aplicação física para o local da região abdominal.
As essências abaixo são concernentes a concessão de segurança, tolerância, limpeza, acolhimento, nutrição, alegria, calma, proteção, agitação, depressão, paciência, coragem, para acessar o poder pessoal de cada um através da tranquilidade de ser sendo apenas quem se é.
Da Pacific Essence:sea palm, silver birch, urchin, grape hyacinth, grass widow, narcissus, red huckleberry, windflower,wallflower, sponge, sea lettuce.
Da Califórnia:chamomile, manzanita, calendula, borage, golden yarrow, yarrow, sticky monkeyflower, zinnia, garlic, milkweed, chamomile, e outras
Bach: mimulus, rock rose, wild oat, wild rose, agrimony rock water, cerato, chicory.
S.Germain: algogão, allium, aloe, ameixa, flor branca, lírio da paz, alchachofra, boa deusa, goiaba, grevilea, leucantha, piper são alguns exemplos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentários postados por pessoas que se identifiquem!

Postagens populares