quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Dica de fórmula floral p/o Cuidador de Pessoa com Alzheimer



Por Rosangela Vecchi Bittar
Especialista em Terapia Floral pela Universidade Federal de Pernambuco.


Em meu trabalho na ABRAz, tenho tratado de cuidadores de pessoa com DA(doença de Alzheimer) utilizando como instrumento principal a Terapia com Essências Florais; neste convívio principalmente o Cuidador familiar verificamos que este não fala de suas questões intimas e pessoais, narra ao longo da consulta à vida, e os fatos que envolvem seu ente querido e cuidado. Através dessa narrativa, verificamos que em geral o cuidador deixa de ser o protagonista de sua própria vida, todos os seus esforços são direcionados para a pessoa da qual cuidam, suas vidas ficam em segundo plano.

Estamos habituados a adoecer primeiro e depois tratarmos. Nós que atuamos com a Terapia com Esências Florais acreditamos que quando adoecemos no corpo físico é porque estamos doentes em nosso mental, emcoional e no nosso espírito, pois, interpretamos a pessoa como ser que possui um corpo, que possui pensamentos, cujos pensamentos produzem sentimentos que refletem em nosso espírito que anima nosso corpo e assim se estabelece o ciclo do viver.

Os cuidadores se auto-negligenciam. Todos sabem quem cuida também precisa de se cuidar. É redundante, porém verdadeiro. A Comissão de Práticas Integrativas e Complementares a qual coordeno, se preocupa muito com o cuidador, ele é peça importantíssima no tratamento da pessoa com DA e precisa de atenção especial.

O emocional do cuidador fica muito abalado. Existem momentos que as emoções ficam afloradas. Emoções estas que vão do medo de perder o ente amado, na impotência diante da doença, da perda da identidade própria, da raiva pela situação, do cansaço pela sobrecarga do lidar com as questões inerentes a doença, sensação de culpa por achar que pode fazer mais, da depressão muitas vezes por exaustão, preocupação, angústia, o não aceitação, como culminância do leque de emoções que emergem diante dos desafios diários.

Fica aqui uma sugestão para de essências florais para se escolher e assim fazer uma fórmula genérica emergencial. Porque, nós terapeutas sabemos muito bem que cada pessoa única, com suas peculiaridades, histórias, crenças e tudo o que nós faz ser quem somos. Portanto, as dicas que apresento abaixo contemplam algumas questões identificadas no universo do alzheimer, ideal é procurar um terapeuta que faça a escuta de seu caso.

Essências do Sistema Bach
Essência Gentian - para as pessoas que estão sentindo-se deprimidas.
Essência Gorse - para o cansaço geral por lidar com uma doença que não dá qualquer esperança de melhora.
Essência Impatiens - para aqueles que estão no padrão de impaciência devido ao exceso de trabalho que a doença acarreta ou para aqueles que já tem eta característica de personalidade.
Essência Elm - para o cansaço pelo acúmulo de afazeres que provocam dores musculares e sobrecarga emocional.
Essência Centaury - porque o uidador em geral se submete a um série de situações e obrigações, nunca conseguindo dizer um não quando necessário.
Essência Holly - para aqueles que estão tão desgastado que sentem raiva da situação, muitas vezes gerando conflitos desnecessários, esta essência harmoniza,concilia.
Essência Star of Bethlehem - para apaziguar o trauma de viver esta situação impar tendo que lidar com uma doença incurável, sentindo-se impotente diante de tal situação, as vezes parece que a ficha não caiu.
Essência Cerato - para a insegurança que domina em certos momentos ou o tempo todo.
Essência Mimulus - para o medo de perder o ente querido ante a eminência do morrer.
Essência White Chestnut - para aqueles momentos que os pensamentos negativos dominam a mente, quando os pensamentos ficam remoendo os fatos ou procurando soluções onde a pessoa no final não tem tranquilidade para dormir.
Rescue Remedy - Ele é o remédio para todas as situações emergenciais, até que se esteja sob os cuidados médicos. Facilita nossos mecanismos de sobrevivência. É o floral do socorro e do resgate. Socorro em situações de sofrimento do corpo ou tormentos emocionais, mentais, resgate do equilíbrio da nossa energia, deslocada por algum trauma energético.O Rescue é portanto, o "floral para todas as situações" porém, não substitui os cuidados médicos.

Escolha de 4 a 6 essências e mande manipular o vidro de floral.
Posologia tomar 4 gotas de 4 a 6 vezes ao dia. Eu particularmente, prefiro 6 vezes ao dia, é mais eficaz.

O ritmo das tomadas é super importante.

Por favor não deixem o vidro de remédio perto de celular, computador, microndas, televisão por causa do princípio ativo que se compromete em contato com tais equipamentos.

Todos os outros sistemas florais tem essências que podem auxiliar ao cuidador.

Acima estou indicando as desenvolvidas pelo Dr.Edward Bach porque ele foi o pai da Terapia Floral e geralmente, essas essências são encontradas mais facilmente.

Existem no Sistema Minas as correspondes as essências destacadas acima, as quais, poderei informar em outro momento.

E no Sistema Saint Germain existem essências excelentes, principalmente para o paciente com diagnóstico de Alzheimer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentários postados por pessoas que se identifiquem!

Postagens populares