domingo, 19 de setembro de 2010

As Essências Florais da Califórnia e s Problemas de Pele


Por Rosangela Vecchi Bittar
Especialista em Terapia Floral pela Universidade Federal de Pernambuco.
A pele é o órgão mais extenso do corpo humano que cumpre várias funções de proteção, separação como limite, eliminação (suor), regula temperatura, contato (através do toque), sexualidade, respiração.

A pele é uma fronteira que nos conecta com o mundo exterior. Reflete nossos órgãos internos e qualquer distúrbio ou estímulo implica em manifestação na epiderme. Na reflexologia podal onde o terapeuta corporal toca a sola dos pés estimula os órgãos internos correspondentes ao local massageado. O mapa de nosso corpo encontra-se na sola dos pés, nas palmas das mãos e nas orelhas e são revestidos pela pele. O médico clínico apalpa o abdômen para verificar os órgãos internos. A pele pode apresentar vermelhidão, inchaço, inflamação, espinha, abscesso, apresenta uma série de reações e doenças.

Portanto, afecções da pele refletem também nosso emocional, geralmente somatizamos. A pele revela muito do psiquismo do indivíduo.
Uma pele suada demonstra insegurança, medo, excitação. Pode ser ferida por doenças que parte do interior do organismo ou atingida pelo exterior como no caso dos acidentes e cirurgias. Em ambos os casos ficam comprometidos os limites.

Também através da pele expressamos nossa raiva pelo rubor, recebemos carinho (do bebê a pessoa idosa), afeto, amor, nos relacionamos, procriamos, sentimos. A pele permeia o viver. Assim, a Terapia com Essências Florais com suas essências pode auxiliar a como tratamento coadjuvante para aqueles indivíduos que apresentam problemas na pele.

Aqui descreveremos as essências florais da Califórnia (FES) mais indicadas apresentadas de forma sintética. Mas não esqueçam que estes são auxiliares para o tratamento, no entanto, devemos buscar a origem emocional do problema somatizado através da história de cada um na anamnese.
Angélica – (Angélica archangelica) cor branca. Esta essência é basicamente de proteção e alinhamento, indicada para situações limite, doenças graves, cirurgias de alto risco.Rejuvenesce e regenera tecidos deteriorados.

Arnica – (Arnica mollis) cor amarela. É uma essência indicada para traumas alojados no corpo físico e no corpo emocional. Reconforta, regenera,revitaliza, repara danos. Os traumas podem se manifestar como doenças psicossomáticas, geralmente geram bloqueios emocionais e energéticos. Pode ser colocada localmente em feridas, assim proporcionando sua cicatrização, também indicada para fraturas, entorses, cirurgias.

Black-Eyed Susan (Rudbeckia hirta) – cor amarela com centro preto essência. É uma essência que precisa ser usada com cuidado porque é catártica mexe com as sombras internas integra a consciência as partes obscuras do psiquismo. Indicada para pacientes auto-destrutivos. Usada localmente ajuda a drenar furúnculos, inflamações e toxinas do corpo e impurezas do psiquismo.

Chamomile – (anthemis cotula ou matricaria recutita) cor branca com centro amarelo. É uma essência que atua nas flutuações emocionais regula o sistema nervoso, equilibra o corpo mental e emocional, atua principalmente na tensão na região do plexo solar (abdômen), relaxa. Em uso local, é adstringente, desinflama, alivia irritações da pele, nos casos de acne rosácea tira o calor, é sedativa.

Calendula (Calendula officinalis) cor alaranjada. É uma essência que confere receptividade, cordialidade a comunicação, concede tolerância. Em creme é boa nos casos de acne rosácea, desinflama, alivia eczemas, fistulas irritação no bico do seio em período de lactação, para queimaduras, úlcera varicosa, cicatriza afecções na boca e gengiva.

Fúcsia (Fuchsia hybrida) cor vermelha, púrpura. É uma essência floral que alivia emocionalmente através da catarse e pela descarga que produz com a expressão das sensações mais profundas da alma trabalha a compreensão, aceitação e eliminação das causas da “dor”. É mobilizador, portanto, cuidado o seu uso. Auxilia nos casos de doenças de pele psoríase, eczemas e pruridos.

Garlic (Allium sativum) cor rosácea violácea. É uma essência que alivia tensões concentradas no plexo solar, combate as fobias, é purificadora, estimulante, favorece a imunidade. O uso local alivia picadas de inseto.

Lavander (Lavandula officinalis) cor azul violácea. É uma essência floral que tranqüiliza, combate a insônia, alivia a contração da musculatura dos ombros, relaxa, harmoniza. Associada a Chamomile age como sedativo nos casos de eczema e acne rosácea, também boa nos casos de queimaduras do sol e inflamações em geral.

Lótus (Nelumbo nucifera) cor rosada. É uma essência que atua em várias instâncias, purifica, equilibra, relaxa, harmoniza inclusive o espiritual. No caso de uso local, favorece a regeneração de tecidos danificados.
Manzanita (Arctostaphylos viscida) cor branco-rosada. Assemelha-se a essência Crab Apple do Sistema Bach, purifica, vai auxiliar os processos de limpeza e cicatrização inclusive em cirurgias.

Poison Oak (Rhus diversiloba) cor branca esverdeada. Para aqueles que não toleram aproximação nem o toque de outros, se irrita, afasta o mundo de si. Geralmente sente coceira e erupções. Vai auxiliar a abrir-se e a delinear seus limites emocionais com suavidade. Na verdade são pessoas muito sensíveis. Em creme é indicado para prurido.

Saint John Wort (Hypericum perforatum) cor amarela. É uma essência que atua beneficamente nas perturbações do sono, enurese, transpiração noturna, medos em geral; confere proteção. Casos de stress, dores nervosas, fotossensibilidade, pessoas que se incomodam com roupa. Recomendam-se para queimaduras, feridas, úlceras e chagas em uso tópico.

Self Heal (Prunella vulgaris) cor violeta. É uma essência que confere segurança e o despertar da cura interior, reequilibra a temperatura do corpo. Em creme regenera a pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentários postados por pessoas que se identifiquem!

Postagens populares