Sobre mim

Natural do estado do Rio de Janeiro, atualmente morando na cidade do Recife no Estado de Pernambuco, terapeuta registrada no Sinte com CRT 42435.


Em 1992, começei minha trajetória nas Práticas Integrativas e Complentares, através do estudo da Terapia com Essências Florais através do dos florais da Califórnia pelo livro da Patrícia Kaminski e do Richard Katz dediquei-me a tratar crinaças com os florais concomitnate com minha atividade profissional regular.

Iniciei-me no Reiki tornando-me Mestre. Curso de Cromoterapia no Rio de Janeiro. Ao mudar-me para Recife procurei participar de núcleos em envolvessem a Terapia Floral. Em, 2005 fiz o Curso de Formação em Terapia Floral da Instituição de Ensino e Pesquisa Terra Brasilis foi um ano de curso, 2006 Curso de Florais de Bach do Instituto Bach Módulos I e II sendo o segundo módulo com a Dra. Carmem Monari; no mesmo ano iniciei a Especialização em Terapia com Essências Florais Depto. de Enfermagem – Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco UFPE com carga horária de 555 hs aula e prática na Unidade de Cuidados a Saúde Prof.Guilherme Abath onde introduzimos pioneiramente através do convênio com a universidade a terapia floral. A monografia de conclusão de curso foi “A Terapia com Essências Florais como instrumento de Alívio ao Sofrimento a pacientes portadores de Doenças Reumática”.

Participei de cursos de Florais do Sistema da Pacific Essence (Canadá) com a própria criadora Sabina Pettitt, Curso de Florais de Minas com sua co-criadora a Ednamara Batista, Florais de SAaint Germain com sua criadora Neide Margonari, Curso de Fitoterapia na UFPE, Magnified Healing, Apometria Quântica, Bioletrografia (foto Kirlian) em Curitiba com certificação Internacional do padrão Milhomens.

Participação do 1o. Seminário Internacional de Práticas Integrativas e Complementares na Saúde DAB, Depto. De Atenção Básica - Brasília, DF com apresentação da experiência do UCIS Prof. Guilherme Abath representando Pernambuco e de outros municípios da federação que já implantaram algumas práticas não convencionais no atendimento a população com representantes da OMS, China, Cuba dentre outros.

Realização de trabalhos voluntários com estudos da aplicação da Terapia Floral nos processos de adoecimento como Alzheimer com os grupos de apoio de Recife e Olinda, o que por seus resultados positivos fui convidada a participar da gestão atual da Associação Brasileira de Alzheimer regional Pernambuco onde criou-se a Comissão de Práticas Integrativas e Complementares. Neste ANO 2010, escrevemos o Capítulo Introduzindo as Práticas Integrativas no Livro sobre esta Doença, na ABRAz cujo trabalho do grupo de Pernambuco, será adotado e distribuído nacionalmente.

Elaborei pesquisa científica dos resultados alcançados cujo título é A Atuação da Terapia Floral no alívio da Sobrecarga Emocional do Cuidador da Pessoa com a doença de Alzheimer, o qual, foi apresentado no evento nacional XI Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade e X Encontro Nacional de Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior.

Também, desenvolvo trabalho voluntário no Hospital das Clínicas da UFPE no setor de oncologia tratando com terapia floral os pacientes, os familiares e os funcionários com a terapia floral, e originando o projeto de pesquisa científica intitulado: “A Terapia Floral no Cuidado a pacientes portadores de Câncer na Clínica de Oncologia”, Registro no Sisnep Fr n.º 211286 Registro CEP/CCS/UFPE n.º 289/08 Ministério da Saúde e devidamente aprovado pelo Comitê de Ética envolvendo seres humanos do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco.

Palestrante no II Simpósio da Oncologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco Tema Prevenção e Controle do Câncer: uma Abordagem Transdisciplinar, participação da mesa Visão Humanizada do Atendimento apresentando palestra sobre Terapia Floral no Cuidado ao Paciente Oncológico: Aplicação e Resultados (2009).

Várias Palestras ministradas em empresas na semana de qualidade de vida na CONTAX, TIM Nordeste(2007), na Procuradoria Geral da União 5ª. Região (2009), nos grupos das ABRAz nos Grupos de Apoio do Hospital S.Marcos, em Boa Viagem, Olinda, UNIMED Recife(2009,2010), Hospital da Aeronáutica na I Jornada de Enfermagem com a Palestra Terapia Floral de Bach uma Alternativa Saudável (2010).

Há seis anos tenho pesquisado outras aplicações e formas de uso da terapia floral incorporando outras técnicas como aromaterapia.

Atualmente dedico-me a ABRAz, a Oncologia do Hospital das Clínicas da UFPE, ao consultório particular na cidade do Recife, colaborar como o Projeto de Práticas Integrativas no Depto. de Enfermagem da UFPE,onde ministramos cursos pela Reitoria de Proextenção, a fazer pesquisa científica sob a ótica da Terapia Floral, dar palestras divulgando a terapia floral e entrevistas na Radio Universitária sempre a convite para falar sobre vários temas sob a abordagem das práticas integrativas e especial a Terapia Floral (ex.: câncer, hipocondria,problemas relativos ao feminino, alzheimer etc.),e a escrever artigos quando sou convidada sobre as práticas com destaque a Terapia Floral.

Artigos Publicados nos blogs:
http://www.vidadealzheimer.com.br
http://cosmeticosorganicosnaturais.blogspot.com/

http://praticascomplementaresasaude.blogspot.com/
http://www.equilibriofloralsaude.com
E outros mais.

Como diz a frase que muito gosto do Dr.Edward Bach:"A vida não nos exige sacrifícios inatingíveis; ela nos pede que façamos nosso caminho com alegria no coração e que sejamos uma bênção para os que nos rodeiam, de forma que, se deixarmos o mundo apenas um pouquinho melhor do que era antes da nossa visita, teremos cumprido a nossa missão."(24/09/1886 – 27/11/1936)


Postagens populares