sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Terapia Floral no Cuidado Paliativo no Câncer



Trabalho apresentado na modalidade poster conforme as regras do evento.
para cursos acesse: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/cursos/
para compra de livros: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/livros/

11º Congresso de Psico-Oncologia e IV Encontro Internacional de Cuidados Paliativos em Oncologia realizado de 23 a 25 desetembro de 2010 no Rio de Janeiro.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - HOSPITAL DAS CLÍNICAS
A TERAPIA FLORAL NO CUIDADO PALIATIVO A PACIENTES ONCOLÓGICOS NO SUS.

INTRODUÇÃO E OBJETIVOS

Terapia Floral (TF) é uma prática complementar a saúde desenvolvida pelo médico inglês Edward Bach, no século passado que trata o indivíduo de forma integral (mental, emocional, espiritual e consequentemente no físico) através da escuta acolhedora e da prescrição dos remédios florais indicados para a situação particular que vive.

A TF se agrega a equipe multidisciplinar no cuidado ao paciente oncológico em fase de estadiamento de Cuidado Paliativo que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) consiste na assistência ativa e integral ao paciente, cuja doença não responde ao tratamento curativo, sendo o principal objetivo garantir qualidade de vida ao paciente e respectivo familiar. Sabemos que o câncer é uma doença que exaure as forças vitais, emocionais, mentais e espirituais dos envolvidos. Ao chegar a esta etapa do tratamento estão todos esgotados e agravam-se sintomas não só a dor física como emocional, além das perdas inerentes ao processo, como de autonomia, problemas familiares, sociais, econômicos e espirituais. O corpo físico apresenta a materialização da doença através do tumor, metástase, o emocional e mental apresentam seus sinais e sintomas como depressão, stress, medo da morte e desespero.

O objetivo centra-se na investigação e avaliação da utilização das essências florais no contexto de alívio do sofrimento emocional, sob o ponto de vista da integralidade do ser, na fase paliativa, no quesito qualidade de vida.

MATERIAIS E MÉTODOS

Trata-se de estudo descritivo exploratório com abordagem qualitativo de casos clínicos atendidos no período de três meses realizado no Ambulatório de Oncologia do Hospital das Clínicas da UFPE, realizado de novembro de 2008 a maio de 2009 com 15 sujeitos de faixa etária de 26 a 76 anos, atendidos voluntariamente e aceitaram participar da pesquisa conforme Termo de Consentimento Livre Esclarecido Resolução 196/1996 do Conselho Nacional de Saúde.
Como instrumento de coleta de dados foi utilizado prontuário dos pacientes, roteiro de questionamento, acolhimento, observação e escuta da história pessoal dos pacientes. Após atendimento receberam vidro contendo prescrição individualizada das essências do Sistema Floral de Saint Germain.

RESULTADOS E CONCLUSÃO

No contexto da oncologia, a TF apresenta como resultado: alívio da ansiedade, desespero, medo, angústia, stress, depressão, transformação de pensamentos suicidas; maior participação da vida cotidiana; tranqüilidade interior; melhoria da qualidade do sono; melhoria do quadro de dor nos pacientes. Os familiares por sua vez, sentiram-se tranqüilizados e amparados para enfrentamento da realidade do quadro.

A TF é uma prática simples, sem contra-indicação, inteiramente natural, que pode ser incorporada pela equipe multidisciplinar com ganhos tanto para o paciente como para a família, pois os resultados positivos promovem bem-estar, conforto, minimizando o sofrimento através do tratamento dos distúrbios emocionais assegurando qualidade de vida.

FICA PROIBIDO A REPRODUÇÃO DESTE TRABALHO SEM A AUTORIZAÇÃO DA AUTORA.
ESTE TRABALHO É ORIGINAL RESULTADO DE PESQUISA CIENTÍFICA REGISTRADA NO MINISTÉRIO DA SAÚDE E AUTORIZADA PELO RESPECTIVO CÔMITE DE ÉTICA POIS TRATA-SE DE PESQUISA QUALITAIVA ENVOLVENDO SERES HUMANOS.

Curriculum Simplificado:

Estuda as essências florais desde 1992, participou de vários cursos (Sistema Bach do Bach Center (Carmem Monari, Florais de Minas em Itaúnas com Ednamara, Sistema Saint Germain com Neide Margonari, Sistema do Pacífico com Sabina Pettitt etc.),Título de Especialista em Terapia com Essências Florais pela UFPE.Trabalhos voluntários no UCIS Guilherme Abath da Prefeitura de Recife - PE (2007/8),na Associação Brasileira de Alzheimer onde coordena Comissão de Práticas Integrativas e Complementares com ênfase a Terapia Floral (2008/2011),Terapeuta Floral Voluntária da Oncologia do Hospital das Clínicas da UFPE setor de Oncologia desde maio/2008 (até hoje cerca de 1950 atendimentos neste contexto doando os remédios florais para o paciente sem recursos financeiros).

Palestras divulgando a Terapia Floral em empresas Tim Nordeste, Contax, Procuradoria Geral da União 5. Região, em evento no Hospital da Aeronaútica do Recife, apresentação de Trabalhos em diversos Congressos etc., oficinas com a Terapia Floral com grupo de cuidadores de pessoas com alzheimer, 1. Forum Nacional da Mulher Idosa e outros eventos Simpósios e Jornadas.

Ministrou aula no Mestrado de Enfermagem com o Tema Práticas Complementares e Espiritualidade com os Temas Terapia Floral e Aromaterapia. Professora convidada da Proextensão da UFPE para curso de Reiki e Terapia Floral.

Entrevistas em rádio, tv (Globo e SBT)e jornais (Correio Brasiliense, Diário de Pernambuco, Folha de Pernambuco e outros jornais) falando sempre sobre o trabalho com as essências florais sempre objetivando divulgação sem fins lucrativos.

Atendimento em consultório particular.

EMAIL:rosangela.bittar@globo.com
contato cel.(81) 8843-0584

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentários postados por pessoas que se identifiquem!

Postagens populares