domingo, 13 de junho de 2010

Princípios de Bach I

Por Rosangela Vecchi Bittar CRT 42435
Título de Especialista em Terapia Floral pela UFPE




Segundo BACH, 1930 em seus escritos que a presença da doença indica que a personalidade está em conflito com a alma e que a presença dela serve de alerta para pararmos de praticar ações que nos prejudicam. A doença no corpo, como a conhecemos, é resultado, um estágio final de algo muito mais profundo; é única e puramente uma correção, não há nela nada de vingativo nem cruel. É apenas um meio adotado por nossas almas para apontar nossas falhas, para impedir que cometamos erros maiores. Somos inteiramente responsáveis por ela, pois é o resultado dos nossos erros, tanto na ação como no pensamento. Segundo, Dr. Bach o medo, o egoísmo, a resignação, o orgulho, a ignorância, o ódio, a inveja, a avidez, a falta de individualidade etc., são as verdadeiras causas da doença.

As essências florais curam não pelo ataque a doença, mas por inundar nossos corpos com as belas vibrações de nossa Natureza Superior, na presença da qual a doença derrete como a neve sob a luz do sol. E, finalmente, alteram a atitude do paciente tanto em relação à doença quanto em relação à saúde. (BACH, 1931) .

Os atuais métodos materialistas nunca chegarão a curar ou erradicar a doença, pela simples razão de que ela, em sua origem, não é material. Portanto, para uma cura completa, não só devemos utilizar meios físicos, escolhendo sempre os melhores métodos conhecidos na arte da cura, como também nós próprios precisamos nos esforças ao máximo para eliminar quaisquer falhas em nossa natureza, pois, em última análise, a cura final e completa vem de dentro de nós mesmos, do próprio Espírito que, em Sua bondade, irradia a harmonia através da personalidade, quando assim lhe permitimos fazer. (BACH, 1931)

O que conhecemos como doença é o estágio final de um distúrbio muito profundo; e, para assegurar um absoluto sucesso no tratamento, é óbvio que cuidar apenas do resultado final não será um procedimento de todo efetivo, a menos que a causa fundamental também seja suprimida. Há um erro básico que o homem pode cometer; é o agir contra Unidade... A real natureza de uma enfermidade será eficaz para que se identifique o tipo de ação que se está praticando contra a Divina Lei do Amor e da Unidade. (BACH, 1931 p.25)

Bach no Cura-te a Ti Mesmo: podemos procurar outras faltas no nosso temperamento e eliminá-las por meio do aperfeiçoamento da virtude oposta, removendo, assim de nossa natureza, a causa, a causa do conflito entre a Alma e a personalidade, que é causa fundamental da doença. (BACH, 1931 p36.)

Bach insistia que todo ser humano deve tomar consciência da Divindade dentro de si e, consequentemente, do seu próprio poder sobre o mal (falha). Na busca por remédios capazes de afirmar sobre o psiquismo, Bach descobriu a influência de certas flores sobre os nossos “estados de ser”, sobre os aspectos perturbados de nossa personalidade. Estabeleceu a correlação entre a qualidade de uma flor e uma qualidade da alma humana. (DEROIDE, 1992).

Segundo, WEEKS (1940), Bach dizia que: Os remédios usados na Medicina aliviam os sintomas físicos da doença, não removem a causa subjacente – o humor – e o paciente é deixado sem ajuda para se elevar acima de seus problemas mentais. Para a maioria, isso não é fácil e para alguns é quase impossível; daí o sofrimento continuado de tantos. Contudo mesmo as assim chamadas doenças crônicas e incuráveis seriam eliminadas, uma vez que a mente e o cérebro recuperassem sua sabedoria e controle normais.

O mesmo autor afirma que as ameaças de doenças poderiam também ser prevenidas ou modificadas, pois os sinais da chegada de uma doença são claramente mostrados de antemão pelo estado mental e o tratamento, nesses casos, seria iniciado quando o indivíduo se queixasse de “não se sentindo muito ele mesmo” e sentindo-se mal; então a ameaça de enfermidade não iria se desenvolver”.

As essências florais sintetizam os fundamentos de uma nova medicina, criada pelo Dr.Bach, e tornam-se extremamente benéficas e eficazes na promoção da saúde, já que as doenças se originam, em grande parte, nas emoções mais profundas, que estão em desequilíbrio e mal resolvidas dentro de nós. O sistema Bach tem 38 essências e mais um composto de emergência, o Rescue Remedy, que perfazem 38 estados arquetípicos de cura, resultantes do conflito entre o Eu Superior e a Personalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentários postados por pessoas que se identifiquem!

Postagens populares