domingo, 20 de junho de 2010

Marco Inicial - Portaria 971


Por Rosangela Vecchi Bittar CRT 42435
Título de Especialista em Terapia Floral pela UFPE
Pesquisadora - Mestre em Reiki - Aromaterapeuta

Aqui, informo o link onde se encontra disponível a legislação que introduz as práticas integrativas e complementares em saúde no Sistema Único de Saúde conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde através da Portaria 971 MS/SUS de 03.05.2006.

http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/PNPIC.pdf

A política recomenda que os estados e municípios regulamentem tais práticas. Tal movimento tem sido muito lento. O Estado do Rio de Janeiro já fez este trabalho incluindo a Terapia com Essências Florais na sua regulamentação e alguns Municípios do nosso imenso Brasil, também o fizeram a exemplo de Campo Grande no Mato Grosso do Sul que recomenda a Terapia Floral, ainda falta muito inclusive atualização da Portaria com a inclusão das demais práticas que na época ficaram fora da mesma em função de que os municípios não devolveram os questionários enviados pelo Ministério da Saúde,apenas 24% participaram da pesquisa os demais foram omissos.

Os profissionais que trabalham com as práticas e dentre elas em especial com a Terapia Floral (TF) conhecem dos benefícios são proporcionados pelo seu uso.

A regulamentação depende da vontade política e preocupação com o bem estar da sociedade, assim continuaremos nosso trabalho de divulgação em palestras, eventos como Congressos e atendimentos sociais como faço na Oncologia do Hospital das Clínicas onde os resultados positivos são bastante evidentes. Sei que existem outros profissionais de saúde complementar, terapeutas florais atuando em outros estados os quais me contataram, os quais parabenizo porque uma das premissas para ser um terapeuta floral é ter compaixão, amor, respeito ao próximo.

O bom trabalho terapêutico deve ser replicado!
Então mãos a obra!
Vamos fazer a diferença neste mundo tão conflitado.
Se não curamos o corpo, curamos a alma das pessoas sofridas.

Porque como diz nosso querido Dr.Edward Bach .(24/09/1886 – 27/11/1936)
“A vida não nos exige sacrifícios inatingíveis; ela nos pede que façamos nosso caminho com alegria no coração e que sejamos uma benção para os que nos rodeiam, de forma que, se deixarmos o Mundo um pouquinho melhor do que era antes da nossa visita, teremos cumprido a nossa missão”

Abraços fraternais a todos,
Paz, amor, compreensão e a dádiva do discernimento!
Rosangela V.Bittar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentários postados por pessoas que se identifiquem!

Postagens populares