quinta-feira, 24 de junho de 2010

Introduzindo a Terapia Floral


por Rosangela Vecchi Bittar CRT 42435
Terapeuta Complementar Especializada pela Universidade Federal de
Pernambuco – Mestre em Reiki – Aromaterapeuta - Cromoterapeuta


A Terapia Floral assim como a Homeopatia, as Plantas Medicinais, a Massoterapia, a Medicina Chinesa com suas várias práticas como a Acupuntura, o japonês Shiatsu, Do-in e Reiki, a Medicina Ayurvédica, a Meditação e Oração, as práticas de corpo-mente como o Yoga, o Tai Chi Chuan e outras práticas envolvendo as culturas tradicionais locais – fazem parte do que se conhece como Terapias Complementares, que buscam atuar de forma integral em todas as dimensões do indivíduo o físico, o mental, o emocional e o espiritual.

Muitos leigos confundem as práticas complementares a saúde, estas práticas seguem a conceituação da Organização Mundial de Saúde e hoje, no Brasil foi introduzida pelo Ministério da Saúde através da Portaria 971 de 03.06.2006 que aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e complementares (PNPIC) no SUS.
“Parágrafo Único: Esta Política, de caráter nacional recomenda a adoção pela Secretaria de Saúde dos Estados, do Distrito Federal, e dos Municípios, da implantação e implementação das ações e serviços relativos às Práticas Integrativas e Complementares”.
“No campo das Práticas Integrativas e complementares, compreendem segundo a OMS práticas de Medicina Tradicional e Complementar/Alternativa - MT/MCA; tais sistemas e recursos envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade”.(PNPIC, 2006)
Dentro desta visão está inserida a Terapia com Essências Florais.
No entanto, dentro deste contexto a Homeopatia, a Terapia Floral, o Reiki, a Acupuntura são terapias vibracionais.

Os florais agem por vibração positiva, elevando, equilibrando o indivíduo, age transformando internamente seus pensamentos, suas emoções, por conseqüência sua bioquímica interna ou homeostase. Altera também, em resposta a esta mudança interior, na alma das pessoas.

Os florais promovem transformações positivas, uma de suas virtudes é fazer com que lembremos experiências vividas internalizadas para que possam ser trabalhadas, digeridas e que sejam liberadas pelo fluxo da vida a fim de que não as somatizemos fisicamente. Mesmo para o caso de pessoas com processos de adoecimento auxiliam dando bem estar, tranqüilidade, equilíbrio, vitalizando, aumentando a imunidade, para o sucesso do tratamento alopático. A Terapia floral trata o sofrimento humano de várias formas, além de ser um excelente instrumento de auto-conhecimento e qualidade de vida.

A vida é dinâmica estamos sempre passando por situações alternadas de embaraços, dificuldades, alegrias ou tristezas, perdas diversas. Perdas estas que podem ser exemplificadas numa separação de um casal onde o casal e os filhos sofrem; a perda de um emprego e toda a série de acontecimentos que sucedem em cascata acometendo o indivíduo e sua família; quando um familiar falece seja um pai, uma mãe, um filho, ficamos traumatizados, perdidos, atônitos, paralisados. Nos casos de crianças desde bebês a adolescentes contribuindo beneficamente em várias questões. Melhoria do sono, foco no estudo, aumento da auto-estima e muito mais.

Nos casos de Síndrome de Pânico, depressão também a Terapia Floral pode ajudar promovendo acolhimento, bem estar, paz interior.

A Terapia Floral pode ser associada ou alternada com as diversas terapias inclusive, como coadjuvante aos tratamentos convencionais independente do tempo que você esteja fazendo o tratamento, sem causar efeito colateral, não tem química é um método natural.

Rosangela Vecchi Bittar
Terapeuta Especializada pela Universidade Federal de
Pernambuco – Pesquisadora - Mestre em Reiki – Aromaterapeuta - Cromoterapeuta
E-mail rosangela.bittar@globo.com
Contato: (81)8843-0584 e 8130-5882
Blogs: http://terapiafloralqualidadedevida.blogspot.com/
http://praticascomplementaresasaude.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentários postados por pessoas que se identifiquem!

Postagens populares