sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O que essência floral?

Por Rosangela Vecchi Bittar
Terapeuta em Terapia com Essências Florais pela Universidade Federal de Pernambuco - CRT 42435

A natureza nos proporciona há muitos séculos dádivas através de seus elementos água, terra, ar, sol, plantas e animais. O homem não sobrevive sem estes elementos. A água mata a sede, a terra conjugada com o ar, sol, e água nos proporciona Vida através das plantas e animais, que alimentam a fome física. O homem primitivo se sentia doente comia folhas e frutos para se curar. A sabedoria indígena em sua cultura, através dos pajés que assumem o papel de médico, sempre se utilizou das ervas para cura física e espiritual. As civilizações antigas se utilizavam da natureza para se curar ex.; egípcios, chineses, celtas, druidas, mesopotâmios, indus etc. A sabedoria ancestral da cura através da natureza esteve sempre disponível através dos tempos. Quem não tem uma tia, uma avó que recomenda um chá feito de ervas ditas medicinais.

A abertura para cura é proporcionada pelas essências florais com o início do tratamento que passa por várias etapas através do entendimento, aceitação e transformação de padrões. As Essências Florais são essências sutis que procuram harmonizar física, mental e espiritualmente um indivíduo, tornando-o um ser mais equilibrado, em paz consigo mesmo e com o mundo em que vive. Ao conjunto de essências florais de mesma origem chamamos de sistema floral, e ao uso das várias essências florais disponíveis dos vários sistemas chamamos de Terapia com Essências Florais que trata o indivíduo em sua integralidade. As essências atuam na causa da desordem ou doença. Através de tratamento diligente e sério o terapeuta identifica através da história pessoal do paciente a raiz do problema , o tratamento é gradual, degrau a degrau. É muito importante a relação estabelecida de confiança entre paciente e terapeuta. A “cura” é produto do trabalho em conjunto com o acolhimento, a escuta e a prescrição das essências florais.

Mas o que é a essência floral propriamente dita?
É a força vital de uma determinada flor silvestre extraída quando esta se encontra em alta floração. É a resultado da captação do padrão consciencial da flor. São o produto da captação das virtudes da flor, planta, mineral ou elemento do mar. São as qualidades da flor.Como são produzidas as essências? O padrão da planta, flor é transferido para a água através da ação da luz solar ou fervura. A água é impregnada com a força vital da planta. O processo de preparação da essência floral “rouba” as qualidades da planta, guardando-a para utilização futura. As essências florais quando ingeridas possibilitam ao seu usuário reconectar com as virtudes e propósitos de sua personalidade e alma, atua nos padrões psiquicos, comportamentos e atitudes.
As essências florais não interferem no livre arbítrio de cada um, expandem a consciência pessoal mas, a decisão sobre a sua pessoa é responsabilidade de qual caminho a seguir é individual.

Uma pessoa é composta de um corpo de matéria sólida (corpo físico), de emoções (corpo emocional), de pensamentos (corpo mental) e do espírito que o anima (corpo espiritual). O homem é um ser complexo onde o corpo físico centraliza não só os órgãos vitais mais nossos pensamentos, emoções animado pelo espírito. Somos formados pela integração de todo este conjunto que deve funcionar harmonicamente.

Como atuam as essências florais?

A essência floral atende a pessoa em seus diferentes aspectos: mental, emocional, espiritual e físico. Cada flor tem uma virtude que interage cada uma com sua peculiaridade quando em contato com pessoa tratada, qualquer distúrbio no mental, emocional e espiritual ressoa no físico. A doença é a resposta do físico as agressões sofridas na parte emocional, mental e espiritual, quando não tratadas devidamente. Quando surge algum tipo de desarmonia no corpo emocional, mental e espiritual abre-se uma porta para a doença se manifestar. A desarmonia pode ser grave e súbita como num trauma ou choque (exemplo: morte de um ente querido, assalto, acidente) ou crônica de longa duração (como a depressão, pânico) nossa força vital perde intensidade e nosso corpo físico passa a apresentar sintomas pontuais de disfunção.

A essência floral ao penetrar no corpo físico através de gotas sublinguais invade
todas as células reorganizando e realinhando o sistema deficitário.É o princípio alquímico da ressonância conhecido nas aulas de física. O papel da essência é introduzir um padrão de harmonia num sistema carente. As essências florais foram desenvolvidas através de pesquisa científica em vários lugares do planeta, no Brasil mesmo têm-se desenvolvido vários sistemas florais aproveitando a riqueza de nossa flora. As Essências Florais podem ser tomados por pessoas de qualquer idade e, não interferem com outros tipos de tratamento. É um tratamento Complementar, Alternativo, Natural sem química.
Contato: rosangela.bittar@globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentários postados por pessoas que se identifiquem!

Postagens populares