domingo, 28 de novembro de 2010

Da Tintura Mãe ao Vidro de Uso do Floral


Por Rosangela Vecchi Bittar
Especialista em Terapia Floral pela UFPE
para cursos acesse: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/cursos/
para compra de livros: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/livros/

Vamos explicar alguns conceitos básicos:
Essência Mãe ou tintura mãe é a primeira etapa do processo de preparo da essência floral, e se dá quando o produtor da essência colhe as flores na alta floração no local escolhido e a coloca em contato com água de fonte natural e extrai a essência via método solar no verão e método de fervura no inverno.

O método solar coloca-se numa cuba de cristal ou outro tipo de refratário incolor tipo “pirex” água da fonte, as flores da alta floração embaixo da árvore ou perto da planta onde foram extraídas as flores e deixa-se impregnar através da luz do sol que grava na água a impressão energética da flor. Este processo começa nas primeiras luzes do dia e dura por cerca de 3 horas.

O método de fervura é a mesma coisa só que devido a época de inverno, não se tem a intensidade da luz solar (nos países frios, como a Inglaterra), ferve-se por 4 a 5 minutos a águas com as flores numa cuba para assim, colher a impressão energética da flor.

Depois, é filtrado e chamado de essência mãe.

Da essência mãe é usada de 2 a 11 gotas com 50% de água de fonte natural e 50% de destilado de uvas, transformando-se assim em frasco de estoque que é distribuído para farmácias e terapeutas em geral .

O frasco de uso (ou solução de uso) é o produto final que será utilizado pelo paciente adquirido nas fármacias que manipulam as essências florais. Que se compõe por parte de destilado de uva e parte água mineral, a proporção poderá 5%,10%, 20% ou 30% de destilado de uvas (brandy) e o restante do frasco de 30ml de água mineral natural. Dentro deste frasco será colocada 2 gotas do frasco de estoque de uma essência simples ou 4 gotas da essência composta. Também consideramos aqui a indicação do criador da essência. Por exemplo no Sistema Australiano é usada 7 gotas de cada essência floral para se fazer o vidro para uso final o que muitas vezes onera o custo da solução de uso do floral.

Para àqueles com problemas com álcool ou crianças pode-se fazer somente com água mineral ficando sua durabilidade restrita. Por segurança esta durabilidade se restringe a 15 dias. Também se pode utilizar como conservante glicerina líquida ou vinagre de maçã, no entanto o gosto ficará azedo.

Obs.: É muito importante à qualidade vibratória do local e de quem manipula os florais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentários postados por pessoas que se identifiquem!

Postagens populares