terça-feira, 2 de novembro de 2010

As Virtudes da Rosa







Rosa Rosa - SGM
Notka Rose - Pacific Essence
Wild Rose - Bach


Por Rosangela Vecchi Bittar
Especialista em Terapia Floral pela UFPE – CRT 42435


A Rosa é considerada rainha das flores representa amor, beleza, perfeição e imortalidade. A variedade desta flor é enorme a rosa gálica, a rosa damascena, rosa centifolia, rosa índica, rosa canina. É uma planta perene originária da Pérsia e Índia pertence à família botânica das rosáceas, o planeta regente desta flor só poderia ser Vênus e o elemento água que representa o aspecto emocional.

A lenda conta que no princípio todas as rosas eram brancas, mas quando Vênus e Adônis brigaram, as lágrimas de Vênus caíram em alguns botões que assim se tornaram vermelhos. Os muçulmanos dizem que surgiu do suor de Maomé enquanto ascendia aos céus. Não se sabe quando começaram a ser usadas como ornamento e medicamento, suas propriedades terapêuticas e aromáticas são utilizadas desde tempos imemoriais.
No Egito foi encontrado dentro do sarcófago um buquê de rosas ofertado pela esposa de um faraó como símbolo de devoção. As tradições espirituais, em sua maioria a reverenciam. É a flor de cultivo contínuo mais antiga, foram encontrados vestígios fossilizados de rosa e 35 milhões de anos descoberto em Montana, Colorado e Oregon.

“A rosa destila um bálsamo curador. A batida rítmica da dor acalma” (Anacreonte).

O óleo de rosas foi descoberto na Pérsia por acaso durante uma festa de casamento. Conta-se que o Rei Djihanguyr para seu casamento com a princesa Nour-Djihan, mandou cavar um canal em volta do Palácio e o encheu com água repleta de pétalas de rosas, o calor do sol fez que o óleo surgisse sob a forma de uma delicada espuma, assim logo o aroma delicioso se manifestou impregnando o ar.
Para se ter a noção da importância da rosa a partir daí, os súditos persas da província de Farnistan era obrigada ao pagamento de tributo anual, de 30.000 garrafas de água de rosas, ao tesouro de Bagdá.

Os apaches mescaleros ferviam botões de rosa selvagem e bebiam o chá para tratar gonorréia.

Segundo Culpeper: a rosa damasco pertence aos cefálicos, mas a virtude valiosa consiste em qualidade de catarse: as vermelhas secas são dadas em infusões ou em pó contra excessos menstruais e hemorragias em geral, sua tintura é boa para fortalecer o estômago e evitar vômitos; são refrescantes. As vermelhas fortalecem o coração, o estomago, fígado, esfria as inflamações. As brancas são cicatrizantes e refrescantes.

Como afrodisíaco é usado na farmacopéia hindu reforçada com sândalo, pois exerce considerável influência sobre os órgãos sexuais limpando, regulando, aumenta o sêmen, boa para os casos de impotência e esterilidade. Tem ação vascular promove a circulação tonifica os vasos capilares, fortalece o estômago (bom para náusea e vômito), a vesícula biliar, intestino, problemas cardiológicos, emocionais, depressão, estresse e sono. A rosa tem tripla ação sistema vascular, digestivo e nervoso.

É pena que o óleo de rosas seja tão caro!

Qualidades terapêuticas: antidepressiva, antiinflamatória, anti-séptica, antiespasmódica, afrodisíaca, adstringente, hepática, laxativa, purificadora, sedativa, estomacal, esplenética, tônico uterino.

Como essência floral, ela existe em vários sistemas florais:

No Sistema Bach tem: Wild Rose (rosa canina) indicada para aqueles que em estado negativo, não sente nenhuma alegria na vida ou tão pouco motivação interior, apatia, resignação. Devolve ao indivíduo o interesse diário e entusiasmo, tornando-o uma pessoa mais participativa com sensação de liberdade e flexibilidade íntimas, merecedor das coisas boas que a vida oferece.

No Sistema Brasileiro de Saint Germain temos: essência floral Rosa Rosa (Rosa grandiflora) que vem despertar em nós o amor incondicional. Remove o ódio. Quando o coração é bem cuidado no nível da alma, no plano físico supera bem todos os problemas. O bloqueio desta energia vem se manifestar em estado desarmônico de total desânimo e sentimento de desamparo. Não acreditam porque perderam a fé. Seu uso é útil em situações de perdas e nas depressões. Floral que vem trabalhar a fotofobia (pessoas que não suportam a presença da luz) são pessoas que não querem enxergar a verdade. Na medicina doméstica, esta roseira é usada para debelar a leucorréia e a blenorragia. É utilizada também nas inflamações dos olhos, da boca e da garganta. Combate à tuberculose, as diarréias e as disenterias.

No Sistema da Califórnia temos:
Califórnia Wild Rose ( rosa californica) auxilia a alma a encarnar e assumir suas responsabilidades e tarefas cotidianas. Trata a apatia, resignação. Para aqueles que dizem não colocam filhos no mundo para não sofrer. Indicado também para pessoas que se sentem mal em locais fechados. Para pessoas acomodadas sejam jovens ou idosos e que não se comprometem com a vida. Palavra chave é entusiasmo.

No Sistema da Pacific Essence:
A essência floral Nootka rose (rosa nutkana) atua em todos os meridianos e chacras a palavra chave é entusiasmo. É um remédio espiritual permite que acolhamos a vida independente de traumas físicos, mentais ou emocionais. Excelente para os que passaram por qualquer situação de abuso, abandono, agressão, reintegra a psique. Protege o coração.

No Sistema de Minas temos:
Rosa Canina com características similares ao Wild Rose, para pessoas pessimistas, resignadas, infelizes, entediadas, indicada para os que sofreram decepção amorosa e sentem o coração congelado tornando-se frias, desconfiadas, retraídas. Esta essência traz as energias sagradas de motivação, propósito e alegria de viver.

A Rosa é alegria, amor, paz, perdão, espiritualidade, o floral acalma, revitaliza, transmuta dentro de suas características e como óleo essencial é versátil podendo ser usado sem reservas para várias finalidades tanto pelo sexo masculino como pelo feminino.

A Rosa é Universal, Transcendental, é o Amor que só agrega valor!

Rosangela Vecchi Bittar
Reiki Master – Aromaterapeuta – Pesquisadora
Terapeuta Floral vluntária da Oncologia do Hospital das Clinicas da UFPE
e Coordenadora da Comissão de Práticas integrativas Associação Brasileira de Alzheimer - Reg. PE (2008/2011).

Email rosangela.bittar@globo.com
Telepone: (81) 8843-0584 Consultório Particular em Boa Viagem Recife.

Consultas pelo blog:
http://consultasterapiafloral.blogspot.com/

Meus blogs sempre atualizados:
http://praticascomplementaresasaude.blogspot.com/
http://terapiafloralqualidadedevida.blogspot.com/

Um comentário:

  1. A rosa é essencialemente feminina, por isto é relacionada ao amor universal. Belo artigo Rosângela. bjs Fabiana

    ResponderExcluir

Só serão aceitos comentários postados por pessoas que se identifiquem!

Postagens populares