segunda-feira, 22 de novembro de 2010

As 38 Flores do Sistema Bach com o Rescue Remedy

Por Rosangela Vecchi Bittar CRT 42435
Especialista em Terapia Floral pela UFPE
para cursos acesse: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/cursos/
para compra de livros: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/livros/

A Terapia com Essências Florais devolve ao indivíduo atitudes saudáveis, exalta as virtudes transformando crise, em oportunidade de aprendizado e evolução, fortalecendo a pessoas, auxiliando-a a resgatar a energia e a serenidade necessária para seu corpo, sua mente e sua alma.

Em ordem Alfabética e resumida:

- AGRIMONY - Ansiolítico do sistema BACH; para pessoas que disfarçam sua realidade, usa máscaras, não demonstra a sua realidade atua.
- ASPEN - Medos desconhecidos; medo do que não se conhece e entende; apreensões vagas; medos ocultos; pesadelos. Promove fé e segurança para enfrentar o desconhecido.
- BEECH - Críticos; intolerantes. Promove a aceitação das diferenças e imperfeições dos outros.
- CENTAURY - Servilismo; submissão; não sabem dizer não.
- CERATO - Indecisos buscando opiniões alheias; promove confiança interna.
- CHERRY PLUM - Medo de perder o controle; desespero do mental.
- CHESTNUT BUD - Tendência a repetir erros anteriores;facilita o aprendizado.
- CHICORY - Egoísmo; possessividade; carência; energia amorosa mal direcionada. Promove o amor altruísta que respeita a individualidade dos outros.
- CLEMATIS - Desinteresse pelo presente; sonhadoras; essência de ancoramento.
- CRAB APPLE - Depurativo da mente e do corpo; antibiótico do sistema BACH; mobiliza padrões comportamentais; junto com o rescue remedy é excelente para períodos de convalescença.
- ELM - Assoberbado pelas responsabilidades; desânimo; exaustão; promove conforto em pessoas com problemas musculares.
- GENTIAN - Depressão com causa conhecida; desinteresse; falta de coragem; qualquer problema os faz desistir de seu propósito. Promove perseverança apesar de possíveis reveses.
- GORSE - Desesperança; desespero; pessimismo; resignação; geralmente são pessoas que precisam ser levadas ao médico ou terapeuta.
- HEATHER - Egocêntricos; maus ouvintes; "tagarelas"; precisam chamar atenção sobre seus problemas, são personalidades centralizadoras. Promove a auto-suficiência emocional.
- HOLLY - Ciúme; ódio; raiva; inveja; suspeita; "flor do amor”, promove a compaixão, perdão, aceitação.
- HONEYSUCKLE - Persistência em viver no passado. São pessoas desadaptadas. Casos por exemplo de pessoas que disfarçam idade. Promove o desapego.
- HORNBEAN - Cansaço; sensação de "segunda - feira de manhã"; essência estruturante de personalidade e do esquema esquelético.
- IMPATIENS - Impaciência; tensão mental; irritabilidade; apressado.
- LARCH - Falta de confiança; insegurança.; auto-estima baixa.
- MIMULUS - Medos cotidianos; fobias; timidez. Ex.: medo de andar de avião.
- MUSTARD - Depressão cíclica sem causa conhecida.
- OAK - Sentimento momentâneo de incapacidade; obstinação; trabalha demais e esconde o cansaço; é o “pé de boi” que faz de tudo que lhe pedem.
- OLIVE - Esgotamento físico e mental; é revitalizante, não tomar à noite a pessoa pode custar a dormir.
- PINE - Sentimento de culpa; auto-condenação.
- RED CHESTNUT - Medo e preocupação excessiva pelo estado dos outros. Ex.: filhos.
- ROCK ROSE - Pânico; medo súbito; temor; medo paralisante; medo da morte. Promovem coragem, paz interior e tranqüilidade para enfrentar desafios. Para casos de ataque violento ou acidente traumático, também indicado para o processo de morrer, está presente no rescue remedy.
- ROCK WATER - Auto-repressão; autonegação; auto-martírio; rigidez. Promove flexibilidade. Indicada para pessoas com articulações duras.
- SCLERANTHUS - Indecisos entre duas possibilidades; inconstância; confusão. Indicada em seu uso para enjôos: pessoas que ficam tontas, que oscilam labirintite.
- STAR OF BETHLEHEN - Perdas; choques sustos traumas. É a estrela de Belém que ilumina o caminho.
- SWEET CHESTNUT – Angústia sofrimento agudo pessoa testada até seu limite máximo; também em caso de vícios de drogas e tendência suicida; vê apenas desolação, destruição e trevas; tem sentimentos de vazio, isolamento, exaustão e desesperança; tem medo de sofrer um colapso sob a tensão, perde a fé na vida.
- VERVAIN - Tensão; fanatismo; incapacidade de relaxar; pessoas com facilidade de falar que tentam convencer os outros enfaticamente de suas convicções. Promove a capacidade de praticar a tolerância, equilíbrio, idealismo ancorado.
- VINE - Dominadoras; autoritários; ditatoriais inflexíveis.
- WALNUT - Mudanças em geral; rompimento de laços; transições. Perda de emprego; mudança de cidade; tomar quando se quiser mudar alguma crença; menopausa ou andropausa, adolescência; em casos de dieta etc.
- WATER VIOLET - Orgulhosos; solitários; indiferentes; solitários.
- WHITE CHESTNUT - Pensamentos torturantes, persistentes e indesejáveis e obsessivos que torturam a mente muitas vezes não deixando dormir.
- WILD OAT - Insatisfação entre a vontade e a realização; vocação duvidosa, ambições não cumpridas; indefinições quanto à carreira; falta de objetivo; para estudantes que vão decidir sua carreira.
- WILD ROSE - Apatia; resignação; para início de tratamento com o rescue quando o relato não aponta o tratamento a seguir, para que na segunda sessão se possa definir melhor o que prescrever. O Wild rose promove alegria.
- WILLOW - Ressentimento; rancor auto-compaixão; amargura; aquele personagem antigo de filme animado que dizia “oh dia, oh azar...” se lamentando de tudo e todos.

Rescue Remedy é uma mistura de cinco essências combinadas, quais, sejam: 1) Star Of. Bethelehem - para acordar do choque emocional, para o trauma e entorpecimento.
2) Rock Rose - Para o terror e pânico
3) Impatiens - Par a tensão mental e física
4) Cherry Plum - para ter o controle das situações e ver com mais clareza a saída.
5) Clematis - Para a tendência de desmaios. Acende a consciência para o momento.
Ele é o remédio para todas as situações emergenciais, até que se esteja sob os cuidados médicos. Facilita nossos mecanismos de sobrevivência. É o floral do socorro e do resgate. Socorro em situações de sofrimento do corpo ou tormentos emocionais, mentais, resgate do equilíbrio da nossa energia, deslocada por algum trauma energético. Tudo que nos esvazia de energia recebe o nome de trauma energético: um susto, más notícias, acidentes que envolvam ou não perda de consciência, enfim, situações que exijam providências imediatas; nestas condições, os elementos sutis do nosso corpo tendem a se deslocar do orgânico. O Rescue Remedy impede a desintegração do sistema energético ou o faz voltar logo ao normal. É o floral mais usado, é aquele que devemos ter sempre conosco para um socorro, quando necessário. O Rescue é, portanto, o "floral para todas as situações", porém, não substitui os cuidados médicos.

Foram lançados recentemente pela Monas, as balinhas de rescue as quais usei nos pacientes da quimioterapia no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco,(isto para os pacientes emergenciais e, que não eram atendidos regularmente com a Terapia Floral e que demonstravam nervosos, agitados, incomodados durante o tratamento), realmente foi excelente. Mas como as mesmas foram doadas, infelizmente acabou.

Também recomendo o creme a base creme de rescue remedy e crab apple mas, na versão que NÃO leve álcool, com base cremosa para os caso de radioterapia, pois miniza bastante os efeitos das queimaduras externas, é interessante adicionar o floral arnica(fes). Realmente o resultado é ótimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentários postados por pessoas que se identifiquem!

Postagens populares