sábado, 7 de agosto de 2010

A Terapia Floral e o Estresse


Por Rosangela V. Bittar
Terapeuta Complementar Especialista em Terapia Floral pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

site para venda cursos http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/cursos/
venda livros http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/livros/
consulta via email: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/servicos/

Sabemos que o estresse é atinge a todos devido ao estilo de vida imposto pelos tempos atuais, no entanto poucos sabem que a Terapia com Essências Florais pode beneficiar e muito a pessoas acometidas pelo estresse negativo.

Primeiro, vamos dar significado a palavra estresse, que atinge de forma integral ao homem moderno, pois atinge o físico o mental, o emocional, o social e o espiritual.As reações fisiológicas ao estresse acabam desequilibrando o organismo com efeitos danoso a homeostase, segundo comprovado desde 1943, há aumento da excreção urinária dos hormônios da supra-renal (cortisol e adrenalina) verificado em experimento com pilotos e instrutores aeronáuticos em vôos simulados.

Seu conceito foi apresentado em 1936, pelo pesquisador canadense Hans Selve, a partir de experimentos efetuados com animais em situações utilizando estímulos a agressividade (estímulos estressores). Selye descreveu toda ocorrência do Estresse sob o nome de Síndrome Geral de Adaptação, com três fases sucessivas: alarme, resistência e esgotamento. Após a fase de esgotamento, observava o surgimento de algumas doenças, tais como a úlcera péptica, a hipertensão arterial, artrites e lesões miocárdicas.

Os estímulos estressores afetam e dependem da sensibilidade afetiva e pessoal, que tem haver com as crenças, a experiência de vida, o meio ambiente. A intensidade da reação ao estresse vai depender de como o indivíduo esteja emocionalmente. Podemos fazer analogia a uma “caixa d’água” que dependendo do conteúdo preexistente no seu interior vai ter mais ou menos folga para transbordar.

Como sempre vivemos, cuidando da família, filhos, amigos, etc., trabalhamos procurando sobreviver, pagar contas, adquirir bens materiais, ter uma boa aparência etc. Esquecemos do mais importante: sentirmos bem consigo próprio, com nossa alma, ter momentos de prazer e alegria. Acabamos não respeitando nossos limites e somos permissivos deixando que as outras pessoas interfiram em nossa vida, impondo suas verdades, controlando.

Será que vale a pena?

De qualquer forma, existem recursos terapêuticos para trabalhar nossas dificuldades antes que cheguemos a apresentar adoecimento; mas para isto, precisamos procurar este caminho.

Talvez seja necessária uma mudança de rota, transformarmos nosso viver, aceitar ajuda, ter e dar limites, procurar através das essências florais uma nova perspectiva, um outro olhar para um velho problema, uma questão pendente, dando-nos assim, a oportunidade de libertação de lembranças dolorosas, ressentimentos, raivas, medos, perdas, dores guardadas no baú de nossa existência que só provocam sofrimento, amargura, alimentando o ciclo da dor emocional que com o passar do tempo passa a se corporificar numa dor física através de uma doença reumática que pode ser uma fibromialgia, um lupus, uma lombalgia, um câncer, um tipo de demência que nos afasta da realidade, uma outra doença crônica que abala nossa estrutura e toda a família.

A Terapia Floral é uma prática que se utiliza das flores silvestres ou elixires de pedras ou animais marinhos para beneficiar nossa saúde tratando a causa do sofrimento.

A Terapia com Essências Florais deveria ser utilizada na prevenção e tratamento para obtenção de qualidade de vida, embora, seja de grande valia como tratamento auxiliar as doenças psicossomáticas. Os resultados são maravilhosos!

Temos o Sistema de Bach, Pacífico, Flower Essence Society, Alaska, Austrália, os brasileiros Saint Germain, Minas, Aretama, Filhas de Gaia,dentre outros com as essências florais mais indicadas para esta ou aquela realidade individual.

Existem fórmulas emergenciais de cada sistema floral a fim de auxiliar o indivíduo no primeiro momento por isso é chamado de EMERGENCIAL não é indicado para tratamento prolongado, abaixo cito alguns destes emergenciais:

Importante: A seguir ao primeiro momento, deverá ser proposto pelo terapeuta após anamnese, fórmula especifica para as questões inerentes ao indivíduo tratado.

A terapia com essências florais é um processo terapêutico que trata as várias camadas do ser, podemos por analogia dizer que o tratamento é como descascar uma “cebola” até se chegar ao centro das questões identificadas. É um tratamento que envolve a escuta acolhedora, gentil e respeitosa. A consulta demora em média 40 minutos ou mais.

1.Rescue Remedy ou Five Flower Remedy: é composto igual o que difere é o produtor Composto de cinco flores Star of bethlehem, Cherry plum, Clematis, Rock rose e Impatiens. Composto muito conhecido útil em casos de traumas, choques, emergências, queimaduras, cortes, perdas de sentido, estresse agudo e circunstancial, etc.
2.Emergencial de Saint Germain é uma fórmula floral que potência energética regeneradora, tem o poder de nos conectar de forma rápida com os níveis superiores. Seu uso é indicado nas situações de emergência, onde surgem drásticos desalinhos e comprometimentos do corpo físico e ou suprafísicos causados por acidentes, acidentes violentos com traumas físicos (e buscar ajuda médica), traumas emocionais, noticias ruins, perdas irreparáveis por morte ou partida, em situações de grande desespero, confusão mental, catástrofes, etc. Floral muito útil aos que está em processo de desencarne. Este floral nos traz a paz, a harmonia e o equilíbrio. Composição: Goiaba, Varus, Panicum, Arnica silvestre, Cidreira, Allium, São Miguel, Focum, Algodão, Ipê roxo, Saint Germain, Incensum.

Obs.: Os nomes apresentados aqui são aqueles pelos quais as essências florais são comumente conhecidas, todas possuem nome botânico, os quais abstive de mencionar neste artigo.Os florais adequados a cada realidade farão a seu trabalho de auxiliar no desestressar, equilibrar, tranqüilizar, a pessoa possibilitando ganhos em qualidade de vida, nas relações, transformando a vida dos seus usuários e promovendo saúde a um custo mais baixo que os remédios alopáticos e sem efeito colateral negativo.

Fica aqui uma questão: Vocês já virão alguém equilibrado e feliz adoecer?

ROSANGELA V. BITTAR
TERAPEUTA COMPLEMENTAR ESPECIALISTA EM TERAPIA FLORAL UFPE
REIKI MASTER, AROMATERAPEUTA - ATENDE EM BOA VIAGEM RECIFE PE
RUA PADRE BERNARDINO PESSOA, 633 PRÓXIMO AO COLÉGO SANTA MARIA
CONTATO (81) 8843-0584, 8130-5882
Email: rosangela.bittar@globo.com
terapiafloralqualidadedevida@gmail.com
Trabalho Voluntário como Terapeuta Floral Oncologia do Hospital das Clínicas UFPE

4 comentários:

  1. RO parabéns pelo seu trabalho e conquistas.Amo os florais também e a cada dia me surpreendo com os resultados são simplesmente FANTÀSTICOS com crianças,animais,plantas e nas doenças emocionais,enfim,ficaria aqui dizendo uma lista enorme...BJS.Aqui em São Paulo as pessoas precisam ainda mais de florais devido a nossa vida agitada de megalópole, ainda sem lindas paisagens para relaxar como aí.BJKAS

    ResponderExcluir
  2. Luciana, Obrigado pelo comentário.
    Se todos soubessem das vantagens e benefícios reais que os florais trazem, certamente teriam uma vida mais feliz.
    Aqui em PE muitos desconhecem a Terapia Floral!
    Tenho me preocupado desde quando aqui me instalei em divulgar da TF em várias escalas.
    Mais uma vez obrigada, estamos juntas em espírito neste lindo trabalho!
    Abraços de luz e flores!
    Rosangela

    ResponderExcluir
  3. Olá amiga,
    Parabéns pelo seu empenho com os Florais.
    Muita força e luz no seu trabalho na Oncologia do Hospital das Clinicas.
    Abraços
    Cida Paixão
    Ceará

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Cida pelo apoio e comentário.
    Esse trabalho é bastante difícil, exige muito de nós, mas gratificante pelos resultados com melhora do quadro.
    Um beijo no coração,
    Rosangela

    ResponderExcluir

Só serão aceitos comentários postados por pessoas que se identifiquem!

Postagens populares