domingo, 15 de agosto de 2010

Os Florais de Bach e o cuidador da pessoa com Alzheimer




Por Rosangela Vecchi Bittar CRT 42435
Especialista em Terapia Floral pela UFPE
Coordenadora da Comissão de Práticas Integrativas e Complementares ABRAz PE


Dentro da perspectiva da Terapia com Essências Florais utilizamos à natureza, através das essências vibracionais das flores, sob a forma de gotas sublinguais (existem outras formas de uso), com o objetivo de tratar os estados mental e emocional de cada indivíduo, de forma suave e gentil promovendo e catalisando mudanças positivas.

A utilização das práticas complementares e integrativas visa através da Terapia com Essências Florais, o cuidado a saúde do cuidador/familiar das pessoas com Doença de Alzheimer (DA), objetiva facilitar a convivência e aceitação da doença, na perspectiva de minimizar a sobrecarga emocional do cuidador, promover a qualidade de vida do núcleo familiar e gerar benefício ao próprio paciente.

Utilizamos como forma de seleção das essências florais, o método de sintonia com as flores a partir da visualização das mesmas através de material áudio-visual e também da explicação do padrão emocional de cada flor. Cada integrante selecionou as flores com as quais mais se identificou do Sistema Bach.

Apresentamos aqui alguns relatos dos participantes do estudo realizado com o Grupo de Apoio a Cuidadores de Pessoas Portadoras de Alzheimer, da Associação Brasileira de Portadores de Alzheimer Regional Pernambuco. No período de maio a julho de 2008 no Município de Olinda. Reproduzimos as palavras conforme foi colocado por cada um.

-Foi o período gratificante, tive oportunidade de conhecer o controle emocional, sem usar medicamentos farmacêuticos. Que Deus, as abençoe em seus compromissos adoçando vidas humanas”. (23/07/2008).

-Houve um alívio nos meus sentimentos ruins, a angústia e a raiva. Continuo com meus questionamentos sobre minha pessoa”. (20/05/2008)

-Mais equilíbrio, alívio nos sentimentos negativos. A ansiedade ainda é presente”. . (12/06/2008)

-Percebi que alguns sentimentos que estavam guardados afloraram (remoção de sentimentos ruins), menos ansiosos”. (07/07/2008)

-Com o uso dos florais, houve um alívio nos sentimentos... medos, angústia. No segundo período senti mais segura, mais forte, e com vontade de seguir. Preciso trabalhar meus sentimentos. Tenho sido mais tolerante com o familiar que tem DA.” (23/07/2008).

-“Notei um pouco de sonolência e mais relaxamento. Me senti melhor da gastrite. Melhorei da irritação”. (20/05/2008)

-“Com certeza senti uma mudança para melhor. Notei que consegui relaxar e uma melhora acentuada na gastrite. Gostaria de continuar”. (23/07/2008)


-“Durante estes últimos 22 dias senti tranqüilidade, bem-estar e, sobretudo calma. Tentei conseguir me organizar e melhor estruturar meu trabalho.” (20/05/2008).

-“É muito bom, fazer uso dos florais, eles acalmam, deixam à pessoa concentrada, verdadeira e feliz”. (23/07/2008).

Observaram-se mudanças na fisionomia de alguns participantes, no comportamento, na forma de se expressar, na melhoria da qualidade do sono, na aceitação dos aspectos negativos da DA. Melhora do aspecto físico, da pressão arterial e do sistema gástrico. As emoções que se destacaram são as seguintes: raiva/irritação, ressentimento, angústia, ansiedade, medo, insegurança, servilismo, enfraquecimento da individualidade, cansaço pelo excesso de responsabilidades e depressão.
Se tivermos em nossa natureza, amor suficiente por todas as coisas, não poderemos causar prejuízo a ninguém, porque este amor estará em todo gesto ou pensamento, impedindo que magoemos quem quer que seja.”

“Mas ainda não atingimos esse estado de perfeição; se isso tivesse acontecido, nossa existência aqui não seria necessária.” Dr. Edward Bach


Referência Bibliográfica:
BITTAR, Rosangela V. et MOREIRA, Lucyana A Atuação da da Terapia Floral no Alívio da Sobrecarga Emocional do Cuidador da Pessoa com a Doença de Alzheimer, Olinda, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentários postados por pessoas que se identifiquem!

Postagens populares