quarta-feira, 4 de agosto de 2010

As Essências Florais no Mundo



Por Rosangela Vecchi Bittar CRT 42435
Terapeuta Especialista em Terapia Floral pela Universidade Federal de Pernambuco E Pesquisadora


Atualmente existem diversos sistemas florais no planeta que seguem a filosofia de Dr.Bach honrando seu trabalho e sua forma fazer as essências. Além das flores silvestres, hoje encontramos essências de cristais, da flora e fauna marinha.
Ao longo de muitos anos, e principalmente nas últimas décadas, surgiu um grande número de sistemas florais no Brasil e em diversos países. É como se a energia do planeta estivesse precisando das energias dos florais para maior equilíbrio interno.

Cada pesquisador a sua maneira, procurou nas flores um método mais suave, humano e natural de encontrar a harmonia e o crescimento pessoal de que tanto precisamos. O importante é a seriedade e a intenção do produtor do floral, que aliadas, à competência e á seriedade do terapeuta, criam as bases da recuperação e prevenção da saúde das pessoas.

Cada pessoa tem uma indicação terapêutica que é feita através da anamnese, observação, escuta da história de vida do indivíduo.

1) Florais tradicionais Ingleses – Florais de Bach os mais conhecidos no mundo, atuam a nível estruturador das personalidades e envolvem questões básicas da alma humana. Atualmente são produzidos pelo Bach Center e pela Healing Herbs, pelo Laboratoires Deva e pela Flower Essence Society. O kit é composto pelas 38 essências e 1 composto floral chamado Rescue Remedy.
2) Pacific Essence 1983, Canadá.A terapeuta floral e acupunturista Sabina Pettit juntamente com seu marido Michael , desenvolve a pesquisa das virtudes terapêuticas das plantas e animais marinhos da costa noroeste do Canadá, mais especificamente na ilha de Vancouver. Ela associou cada uma das 72 essências aos elementos da medicina chinesa.

3) Florais da Califórnia – FES – Flower Essence Society desenvolvidos e pesquisados a partir de 1978 pela Patrícia Kaminsky e Richard Katz com sede em Nevada City na Califórnia, USA.
No final da década de 70, reiniciaram as pesquisas do doutor Edward Bach, adaptando-as para as flores californianas. Hoje, esse repertório conta com 103 essências, e há mais 222 em estudo.
A sociedade tem 3 vertentes definidas de trabalho:
- Promover a investigação aos níveis clínico e empírico dos efeitos terapêuticos das essências de plantas;
- conduzir programas de formação e certificação anual para terapeutas florais;
- Promover uma rede de comunicação e referência, para aqueles que ensinam, curam ou investigam no campo da terapia floral.

4) Florais do Alaska criados em 1984 são produzidos pela Flower Essence Project no Alasca, USA. O bombeiro florestal americano Steve Johnson descobriu um paraíso de flores silvestres no interior do Alasca e criou em 1983 um repertório de oito essências, que cresceu para 72, acrescido também de flores cultivadas. As terras geladas abrigam milhões de acres de tundras e florestas que se destacam pela pureza, vitalidade e resistência – muitas plantas crescem em uma fina camada de solo sobre gelo permanente.

5) Florais da Austrália – Australian Bush Flower Essence criados em 1986 por Ian e Kristin White.

6) Florais de Minas criados e pesquisados por Breno Marques da Silva e Ednamra Batista V.Marques, Minas Gerais – Brasil.

7)Essência Floral do Nordeste por Marco Antônio Menelau, Brasil.

8) Essências Agnes, 1995 por Dra. Gelse Mazzoni Campos, Brasil.

9) Florais da Mantiqueira por Fábio e Kátia Cubakowic, Brasil

10) Florais Rain Forest – Ararêtama criados por Sandra Epstein a partir de 1990, são provenientes da Mata Atlântica, região de Ubatuba, São Paulo. O nome tupi-guarani significa “terra de luz”. Com 27 plantas, é o menor sistema de essências do planeta, criado pela pesquisadora utilizando espécies da mata Atlântica, mais especificamente da serra do Mar, de Ubatuba e de Cunha, no vale do Paraíba, em São Paulo.
11) Essências de Saint Germain em 1996, a artista plástica Neide Margonari criou sua primeira essência, mais exatamente, em 1º de maio, quando se comemora a ascensão espiritual de Saint Germain, místico que viveu no século 19. Daí o nome do repertório, com 72 florais, processados na mata atlântica, em São Paulo
12) Essências Filhas de Gaia criadas em 1995 por Maria Grillo.
Gaia significa Mãe-Terra. O sistema de 57 essências, criado pela pesquisadora mineira Maria Grillo, utiliza flores nativas brasileiras. Elas são encontradas em diversos ecossistemas das regiões Sul, Sudeste e Nordeste.

13) Angels por Angelina Calábria, São Paulo, Brasil.

14) Florais da Amazônia, foram criados por Maria Alice C. Freire e Isabel F. Barsé, idealizadoras da ONG Centro Medicina da Floresta na Amazônia.

15) Elixires de Cristais, Denise Soler em São Paulo e que trabalham com elixires de cristais outros.

16) Florais de Quebec por Jean-Claude Rodet, Canadá.

17) Florais Franceses, 1986 por Philippe Deroide em Autrans, Alpes Franceses.

18) Florais da Holanda, 1986 por Bram Zaalberg.

20) Florais Raff, por Jorge Luis Raff, Argentina.

21) Essências do Himalaia por Tanmaya.

22) Florais do Havaí são produzidos pela Aloha Flower Essences, Havaí, EUA. Esse sistema mistura antigas espécies nativas de plantas polinésias com flores tropicais introduzidas bem mais tarde na região pelos colonizadores americanos. Foi desenvolvido no Havaí pela inglesa Penny Medeiros e conta com 70 essências.

23) Florais do Deserto criados e pesquisados desde 1983 por Cynthia Kemp Scherer, são produzidos pela Desert Alchemy em Tucson deserto de Sonora, Arizona, USA.


ROSANGELA V. BITTAR
ATENDE EM BOA VIAGEM RECIFE PE
NA RUA PADRE BERNARDINO PESSOA, 633 PRÓXIMO AO COLÉGIO BOA VIAGEM
MINISTRA CURSOS - PALESTRAS E WORKSHOPS
CONTATO(81) 8843-0584

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentários postados por pessoas que se identifiquem!

Postagens populares