domingo, 1 de agosto de 2010

O que é Alzheimer ?



por Rosangela V. Bittar
Especialista em Terapia Floral pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
Coordenadora da Comissão das Práticas Integrativas e Complementares da ABRAz PE



Alzheimer é uma doença que pode ser confundida com outros tipos de demência ou mesmo com uma depressão grave, problemas na tireóide, problema renal hepática, deficiência de vitamina B12, demência vascular, AVC, etc. e que podem apresentar alguns sintomas similares ao do Alzheimer.

Precisa ser diagnosticada por um profissional experiente, já que não existem exames clínicos que a diagnostique, em geral seu diagnóstico é realizado por eliminação.A doença de Alzheimer (DA) é caracterizada por ser uma doença neurológica degenerativa, irreversível, com sinais e sintomas que afetam a memória recente e outras funções cognitivas. Como linguagem, temos: problema com o vocabulário, escrita, atenção, habilidades, orientação temporal e espacial, as atividades diárias domésticas e profissionais, mudança de personalidade, mudança de humor, perda de iniciativa, problemas com o raciocínio abstrato, colocar objetos em lugares errados.
Em geral, a DA acomete inicialmente a parte do cérebro que controla a memória, o raciocínio e a linguagem. Entretanto, pode atingir inicialmente outras regiões do cérebro, comprometendo assim outras funções.

A causa da doença ainda é desconhecida e, embora ainda não haja medicações curativas, já existem drogas que atuam no cérebro tentando bloquear sua evolução, podendo, em alguns casos, manter o quadro clínico estabilizado por um tempo maior. Seu médico é o melhor conselheiro e apenas ele é capaz de avaliar a necessidade do uso dessas medicações. É importante que você saiba que, apesar de não haver tratamento curativo, podemos fazer muito em prol desses pacientes através de cuidados específicos e dirigidos a cada fase evolutiva, melhorando em muito a qualidade de vida dessas pessoas.

A doença evolui em três fases progressivas, das quais falarei em outro artigo.
A DA recebeu este nome depois que o Dr. Alois Alzheimer descreveu, em 1906, as mudanças ocorridas no tecido cerebral de uma mulher que faleceu em decorrência do que era conhecido como uma forma de doença mental no idoso. Essas mudanças hoje são reconhecidas como características da alteração do tecido cerebral na doença de Alzheimer.

A DA afeta todos os grupos da sociedade, não tendo influência a classe social, o sexo, o grupo étnico ou a localização geográfica. Embora a DA seja mais comum em pessoas idosas, também as pessoas jovens podem ser afetadas.

A família sofre muito com a evolução da doença no ente querido. Sempre se destaca no núcleo familiar uma pessoa que vai ser o cuidador principal. A família e principalmente o cuidador principal, que concentra as decisões e tarefas com relação ao paciente, precisam de cuidados especiais para não sucumbir diante da situação apresentada durante todo o processo de adoecimento.

Até o momento não existe um tratamento curativo para a DA. Algumas medicações específicas (estabilizadoras) podem retardar a progressão da doença; outras (comportamentais) podem ajudar a minimizar a freqüência e a gravidade dos distúrbios de humor e comportamento.

Portanto, lembre-se: apenas o médico é capaz de fazer a opção terapêutica mais adequada em cada caso. Entretanto, saiba que uma série de atividades poderá ser desenvolvida pelo portador e junto a ele, estimulando-o e preservando habilidades atuais, facilitando assim o dia-a-dia do familiar/cuidador.

O DA é uma doença que necessita de cuidado multiprofissional. Médico Geriatra e/ou neurologista, fisioterapeuta, terapeuta floral, fonoaudióloga, nutricionista etc. para o paciente. E para o Cuidador recomendamos terapias de apoio como à terapia floral aonde se vai trabalhar através das essências florais as emoções que afloram como medo, insegurança, angústia, impaciência, raiva e outras, além da depressão e o stress.

Procure a Associação Brasileira de Alzheimer – ABRAz do seu estado.
Site: www.abraz.com.br
www.icones.com.br:abrazpe
Portal: www.vidadealzheimer.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentários postados por pessoas que se identifiquem!

Postagens populares