domingo, 2 de janeiro de 2011

Perdas Inevitáveis


Por Rosangela Vecchi Bittar
Título de Especialista em Terapia Floral pela Universidade Federal de Pernambuco – Pesquisadora - Mestre em Reiki – Magnified Healing – Aromaterapeuta – Cromoterapeuta – Apometria Quântica – Bioeletrografia.
para cursos acesse: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/cursos/
para compra de livros: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/livros/

Segundo a pesquisadora norte-americana Judith Viorst, autora do livro "Perdas Necessárias", as perdas que temos durante nossas vidas não são apenas pela morte das pessoas queridas. Elas incluem, além das separações e partidas daqueles que amamos a perda consciente ou inconsciente de nossos sonhos, expectativas impossíveis, ilusões de liberdade e poder, ilusões de segurança e a perda do nosso próprio "eu" jovem.

E essas perdas, diz a pesquisadora, são "universais, inevitáveis e inexoráveis, porque para crescer temos de perder, abandonar e desistir". Todas as nossas perdas estão relacionadas com a "Perda Original, que é a conexão mãe-filho, que pode ter reflexos no decorrer de toda nossa vida”. As separações quaisquer que sejam mal resolvidas deixam cicatrizes emocionais.

Estudos mostram que as perdas na primeira infância nos tornam mais sensíveis e vulneráveis às perdas que sofreremos mais tarde. Assim ao longo da vida, nossa resposta à perda de uma pessoa da família, a um divórcio, à perda de um emprego, podem ser causas de depressão grave cuja origem se encontra naquela “criança” que um dia existiu em cada um de nós, e que ainda existe, pois faz parte daquilo que somos.

De acordo com alguns filósofos, a morte é a perda mais aterradora, aquela que acompanha o ser humano desde a infância, quando se descobre o inevitável. À tristeza profunda pela morte, especialmente se repentina e prematura, somam-se outros sentimentos como a culpa e o inconformismo. Não há respostas fáceis para conviver com as perdas provocadas pela morte, não se deve ignorá-la sufocando lágrimas e sentimentos de luto, o luto precisa ser vivenciado e transformado.

O envelhecimento é também uma das mudanças mais difíceis para o ser humano. Aceitar as perdas provocadas pela idade, requer uma avaliação do passado, que envolve os aspectos positivos e negativos de toda nossa vivência, e ao mesmo tempo, há de se considerar os desejos e as possibilidades para o futuro. A capacidade de mudança e crescimento existencial na terceira idade está ligada à história pessoal com doses de flexibilidade, fé, esperança, permitir que os dias que se seguem (não importam quantos dias) sejam plenos. Assim, os parceiros da “boa idade” terão oportunidade de fluir com novas habilidades e forças que desconheciam fazendo uso do aprendizado adquirido na juventude e servindo de exemplo para as gerações futuras.

Existem essências florais que trabalham as perdas nos diversos Sistemas Florais existentes no planeta.

O mais usado e o primeiro foi o do Dr. Edward Bach, e podemos indicar para quando perdemos um ente querido o emergencial Rescue Remedy que é composto da essência de cinco flores Impatiens, o Rock Rose, Clematis, Cherry Plum e o Star of Bethlehem indicado para traumas, choques e emergências de toda espécie morte, assalto, perda de sentido.

Relato de Caso de perda afetiva por morte (com a utilização de Terapia Floral com os Florais de Bach) Atuo desde maio de 2008 na condição de terapeuta floral no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco no setor de Oncologia, sou voluntária já realizei até agora cerca de 2500 atendimentos em pacientes oncológicos, além de familiares e profissionais de saúde.

Num dia de atendimento normal fui chamada pela Chefe do Setor para atender uma moça que havia recebido a notícia do falecimento da mãe.

Sua mãe paciente da Oncologia do Hospital estava internada. A moça havia saído para um lanche e em sua ausência a mãe veio a óbito. Ao saber da notícia ela ficou desesperada, gritou e entrou em choque. A encontrei sentada em uma das cadeiras da quimioterapia, estava com olhos arregalados e parados, não piscava, não falava, não esboçava qualquer emoção. Conversei com ela tentando fazer-me ouvida, passei a mão em seu rosto, abri sua boca e coloquei quatro gotinhas do Rescue Remedy e assim foi feito de 15 em 15 minutos deixei uma auxiliar de enfermagem encarregada de ministrar o floral com esta periodicidade, e prossegui os atendimentos agendados.
Ao retornar verifiquei que ela foi embora levando vidro com a solução de uso do floral. Uma semana depois, ela retornou a Oncologia me procurou e perguntou o que havia acontecido ela porque não lembrava, disse que continuou a tomar o floral até perder o vidro na véspera de nosso encontro. Relatou sentir-se mais calma.
Falei com ela que o remédio já havia prestado seu serviço de socorro e, a partir daí, propus que fizesse o Tratamento com a Terapia Floral por quatro meses com uma fórmula individualizada.

Tomei conhecimento de fortes conteúdos emocionais que a cercavam, essa moça acreditava que sua vida estava acabada devido a sua história de vida forte. Onde relatou ser soro positivo contaminada pelo primeiro namorado que sabia estar doente e passou a doença para ela, o mesmo havia falecido. Também relatou que: havia parado de estudar, nunca mais se relacionou com alguém, e a senhora que havia falecido nesta data era sua mãe de criação a única a lhe dar afeto.

A morte da mãe era a gota de água nesta vida de sofrimento. Concluindo, constatei que esta moça pensava em suicidar-se após o falecimento da mãe, não via perspectiva de vida perdera o ente querido ao qual se dedicava. Sua aparência era largada, triste, não tinha auto-estima, só olhava para baixo, havia parado de estudar, achava que não tinha futuro e nada merecia, só havia restado cuidar da mãe que perdera neste momento.

Ao retornar ao consultório para atendimento seu gestual estava diferente mais confiante sorria, estava arrumada, usava batom, brincos, estava diferente, olhava para cima, e havia seguido a minha sugestão de voltar a estudar.

Ela aceitou ajuda, permitiu-se transformar, foi como uma larva que se transformou em borboleta e percebeu que havia outra história para viver onde ela era a protagonista. Isto não é um conto é vida real. Uma dentro de inúmeras histórias de vida que vem sendo transformadas através da Terapia Floral e, é isto que me faz perseverar procurando fazer a diferença neste mundo cheio de histórias com esta.

A título de sugestão para uso Fórmula contendo Essências Florais do Sistema Bach, (embora tenhamos outros sistemas florais excelentes para lançarmos mão nesses mometos):

Por separação: Star of Bethlehem + Holly + Walnut
Perda Emprego: Walnut + Wild Oat + Willow + Gorse.
Perda de Ente Querido: Rescue remedy ou Star of Bethlehem + Honeysuckle + White Chestnut + Walnut

Posologia: tomar 4 gotas 6 vezes ao dia durante 60 dias (sujeito a revisão da composição da fórmula de acordo com o caso).

Contato E-mail: rosangela.bittar@globo.com telefone(81) 8843-0584

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentários postados por pessoas que se identifiquem!

Postagens populares