sexta-feira, 2 de setembro de 2011

ESTUDO DE CASO DE PROBLEMA DE MEMÓRIA - ABRAz


Trabalho Apresentado em versão poster no VII Congresso Brasileiro de Alzheimer
ABRAz Belem.

ESTUDO DE CASO DE PROBLEMA DE MEMÓRIA DE CUIDADOR IDOSO DE PESSOA COM ALZHEIMER TRATADO PELA TERAPIA FLORAL.

AUTORA: BITTAR, V. ROSANGELA

PALAVRAS CHAVE: Memória, Terapia Floral, Essências Florais, Cuidador Idoso.

INTRODUÇÃO:
A Terapia Floral é uma prática complementar a saúde, natural não medicamentosa que trata os estados mental e emocional de cada indivíduo, de forma suave e gentil promovendo e catalisando mudanças positivas dentro da à visão ampla do cuidado integral.

OBJETIVO: Avaliação sobre uso da Terapia das Essências Florais no tratamento dos problemas de memória decorrentes do stress traumático em eventos de luto e doença grave.

METODOLOGIA: Estudo do caso com acompanhamento sistematizado em consultório hospitalar em paciente do SUS com do uso das essências florais do Sistema Californiano e BACH

DISCUSSÃO: A paciente de 67 anos, professora aposentada, solteira, encaminhada para atendimento com a Terapia Floral pela onco-psicóloga, atendida com diagnóstico de câncer de mama. Encontrava-se emocionalmente desequilibrada apresentando como sintomas emocionais: angústia, depressão, tristeza, choro convulsivo e perda de memória. Será que um evento traumático abala a memória? Na anamnese pergunto sobre episódio traumático anterior ao diagnóstico de câncer? Ela relata que foi cuidadora da mãe falecida com Alzheimer, com o luto ficou deprimida, saudosa, inconsolável, pois sua vida se resumia ao ato de cuidar. Suas queixas principais: depressão e problemas de memória. A perda de memória de curto prazo destacada: “não consegue completar as frases, começa a falar pára por esquecer das palavras”, “gosta de ler mas não consegue lembrar o que leu”. Fez o tratamento cirúrgico, quimioterápico e radioterápico tomando as essências florais de 10/ 2009 a 04/2011 comparecendo mensalmente ao consultório terapêutico. Foram tratados os diversos aspectos emocionais e mentais da paciente, limpeza do lixo emocional que provocava sofrimento interior; a saudade, depressão promovendo a aceitação do fato, nutrição emocional, resgate da auto-estima e individualidade priorizando a integridade física e emocional; a utilização de essências florais direcionadas para dinamização da memória.

RESULTADOS:
Aquisição de equilibro emocional, tranqüilidade, auto-estima e individualidade resgatada, a memória ativada que se reflete na manutenção da conversação e na recordação dos textos lidos o quais discute. Seu bem-estar se reflete na aparência renovada, saudável e sorridente.


CONCLUSÕES:
A Terapia Floral é uma terapia que complementa outros tratamentos, reintegra e equilibra os aspectos emocionais e mentais, assegurando alívio do sofrimento restabelecendo a integralidade do ser. Das essências florais usadas pela paciente destacamos as escolhidas para a queixa memória: Lótus, Mallow, Dogwood, Rosemary, Corn, Madia, Ladys Sleeper, Queens Annes Lace;Sistema BACH chestnut bud, clematis, walnut, usadas em fórmulas com combinações diferenciadas conforme a evolução a paciente.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
KAMINSKI, Patrícia et KATZ Richard, Um Guia Abrangente das Essências Florais Norte-Americanas e Inglesas, para o Bem-estar Emocional e Espiritual, São Paulo Editora Triom, 2003.

BITTAR, Rosangela Vecchi; Os Benefícios das Essências Florais de Bach no Alzheimer
A Sobrecarga do Cuidador e nos Distúrbios de Comportamento, Editora LAÇOS, S.Paulo, 2011.lançamento breve.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentários postados por pessoas que se identifiquem!

Postagens populares