segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A TERAPIA FLORAL (TF) NO TRATAMENTO AOS DISTÚRBIOS DE COMPORTAMENTO NA PESSOA COM DOENÇA DE ALZHEIMER (DA).


Trabalho Apresentado em versão poster no VII Congresso Brasileiro de Alzheimer
ABRAz Belém.

A TERAPIA FLORAL (TF) NO TRATAMENTO AOS DISTÚRBIOS DE COMPORTAMENTO NA PESSOA COM DOENÇA DE ALZHEIMER (DA).

AUTORA: BITTAR, V. ROSANGELA

PALAVRAS CHAVE: Terapia Floral, Distúrbios de comportamento, Pessoa com Alzheimer.

INTRODUÇÃO: A Terapia Floral (TF) tem o aval da Organização Mundial de Saúde – OMS que a reconheceu em 1976, como terapia complementar. No Brasil, em 03/05/2006 foi aprovada a Portaria 971 aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, a qual recomenda a adoção e implementação dela nos estados e Municípios conforme recomenda a Organização Mundial de Saúde – OMS como forma de estimular mecanismos naturais de prevenção de agravo e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Assim a Terapia com Essências Florais se enquadra pela sua forma de atuação, através da escuta acolhedora. Principal objetivo com o uso da TF é a qualidade de vida e humanização da saúde. É uma prática não medicamentosa e complementar a saúde que trata os estados mental, emocional, espiritual trazendo reflexo no físico e comportamento do indivíduo.

OBJETIVO: Avaliação sobre uso da Terapia das Essências Florais no tratamento dos distúrbios
de comportamento: agressividade e perambulação a pessoa com Alzheimer.

METODOLOGIA: Acompanhamento sistematizado em grupo consultório a cuidadores e a
pessoa com Alzheimer através do uso as essências florais.

DISCUSSÃO:
O paciente com Alzheimer apresenta alternância de humor e comportamento podendo ir de um estado calmo a depressivo a agressivo. A personalidade de pessoas com Alzheimer pode mudar drasticamente como reflexo ao desconforto e dor. Tornando-se confusos, desconfiados, agitados. Apresentam com sintoma a perambulação onde a pessoa caminha por longos períodos continuamente, talvez tentando desempenhar alguma atividade anteriormente desenvolvida ou procurando “sua casa”. O que as essências florais podem fazer? Como prática não medicamentosa não atrapalha a medicação convencional, a essência floral Star Of Bethlehem atua concedendo tranqüilidade interior, dando conforto, atuando sobre os traumas passados que geralmente desencadeiam o DA; Holly que atua nos estado de raiva, agressividade, ciúme promove o apaziguamento, perdão; Impatiens atua na impaciência, concede tolerância, no aspecto perambulação acalma; Clematis muito importante pelo aspecto de trazer a pessoa para estar presente.

RESULTADOS: O paciente com o uso da TF fica tranqüilo, dorme mais, deixa de perambular, reequilibra-se dentro do que é possível com o DA; a agressividade fica minimizada. Passa a se comportar de forma equilibrada. O tratamento deve perdurar durante todo o processo da doença.

CONCLUSÕES: A TF através dos Florais atuam nos processos dissolve os padrões negativos que trazemos dentro de nós e que consistem de hábitos mentais, atitudes e comportamentos que nos refreiam e limitam e provocam sofrimento. Os florais podem ser adicionados aos alimentos, líquidos ou diretamente na boca do paciente.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BITTAR, V. Rosangela, Pesquisa sobre a Atuação da Terapia Floral no Alívio da Sobrecarga Emocional do Cuidador da Pessoa com a Doença de Alzheimer, Abraz, Olinda, 2008.

BITTAR, V. Rosangela, Os Benefíios das Essências Florais de Bach no Alzheimer, Editora Laços, S.Paulo, 2011. Lançamento breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentários postados por pessoas que se identifiquem!

Postagens populares