sábado, 18 de dezembro de 2010

O Valor do Perdão para nosso desenvolvimento pessoal



Por Rosangela Vecchi Bittar
Especialista em Terapia Floral pela Universidade Federal de Pernambuco

O perdão é uma dádiva que nos libera das correntes do ódio, da raiva, da violência concebida pela nossa interpretação equivocada de nossas relações consigo próprio e o outro. Quantas vezes permitimos que os nossos semelhantes nos atinjam através de palavras, atos e pensamentos que no levam ao ápice da irracionalidade, despejando em nossos corpos físico, emocional, mental e espiritual a energia escura do ódio, da insensatez, o ódio ou raiva cegam as pessoas e nos fazem escravos dele. Nos tornam servos de egrégoras, de formas de pensamento que só acarretam dor. É preciso esvaziar este sentimento e transmutá-lo através de mecanismos que liberem essa dor que agride nossa alma, as almas daqueles que convivem conosco e da pessoa ou situação foco deste tipo de sentimento.

Para perdoar precisamos permitir que a luz do amor incondicional cresça dentro de nós. Conceder o perdão é muito difícil, porque sua marca sempre atinge o âmago de todos, mas necessário principalmente para que nós cresçamos como pessoas livres de qualquer amarra que possa sabotar nossa felicidade e paz.
Precisamos dedicar nossos esforços para conseguir extrair do peito esta dor, que muitas vezes adveio pelo fato de nos sentirmos traídos de alguma forma, hostilizados, não sermos compreendidos, amados e sermos de alguma forma rejeitados.
Precisamos resgatar o amor a si próprio para chegarmos a benção do perdão, sentindo-nos seguros do que e quem realmente somos, assim, retirando o fardo que pesa sobre nós mesmos.

O Natal, vem chegando e é tempo de refletir através do Amor Crístico sobre quais valores realmente importam para cada um, se vale se penalizar por coisas do passado e penalizar ao outro, entregar ao Universo, ao Pai nossas dores, aflições e aquilo que nos impede de perdoar, trabalhando nossa libertação.

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor,
Onde houver ofensa , que eu leve o perdão,
Onde houver discórdia, que eu leve a união,
Onde houver dúvida, que eu leve a fé,
Onde houver erro, que eu leve a verdade,
Onde houver desespero, que eu leve a esperança,
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria,
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais
consolar que ser consolado;
compreender que ser compreendido,
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe
é perdoando que se é perdoado
e é morrendo que se nasce para a vida eterna...
(Oração de S.Francisco de Assis)

Na terapia Floral temos a importante e fundamental essência floral Holly (Sistema Bach) que representa energeticamente o perdão que precisa ser sustentado pelo discernimento, sabedoria e amorosidade.

Esta essência encarna o princípio do amor divino, tem seu nome botânico: ILEX AQUIFOLIUM cuja árvore ou arbusto de folhas acetinadas sempre verdes e bagas vermelhas brilhantes, com flores masculinas e femininas brancas.É a Planta do Natal na Inglaterra é usada dentro de casa para simbolizar o nascimento do Cristo. Não perde suas folhas no inverno, por isso considerado evergreen.

A essência Holly transmuta e protege do coração endurecido; sentimentos de inveja e ódio; ciúme, desconfiança, espírito de vingança. medo de estar sendo enganado. Para aqueles que se encontram reféns da raiva, cólera, explosões violentas de mau-humor. Desperta a amorosidade, o perdão, a conciliação. O Holly vai trazer a aceitação de tudo o que passamos na vida, abrindo o coração para o amor, tornando a pessoa generosa, carinhosa, amável, com grande sentimento de compaixão, capaz de dar sem exigir nada em troca vivendo com harmonia irradiando amor em estado de “graça” com profunda compreensão da alma humana sentindo prazer pelas realizações daqueles que o cercam, reconhecendo que cada pessoa tem seu devido lugar.

Que tal aproveitar esta época e fazer a oração abaixo, mandar manipular um vidro com o holly e procurar seguir em frente buscando se desenvolver e se tornar uma pessoa melhor para consigo mesmo e para o próximo, começando um ano mais leve? Vale a pena tentar!


ORAÇAO DO PERDÃO

A partir deste momento......... e para sempre,
Perdôo todos os meus antepassados,
Perdôo todos os meus familiares,
Perdôo todas as pessoas que de alguma forma me ofenderam,
Perdôo especialmente quem me provocou até que eu perdesse a paciência,
Perdôo todas as pessoas que rejeitaram meu amor e o meu carinho.

Fazer uma pausa e respirar profundamente ........
Agora......... sinceramente......... PEÇO........
Perdão a todas as pessoas que, consciente ou inconscientemente ofendi ou prejudiquei.
Perdão a mim mesma pelas queixas, ressentimentos e pela de falta de fé
Fazer nova pausa e respirar profundamente..........
Sinto-me em paz com minha consciência, dirijo-me ao meu Eu Superior pedindo perpetuação e proteção para este momento de imenso amor, por mim mesma, para todas as pessoas e para qualquer forma da criação Divina.
Que assim seja.......... e assim será............... Amém (3 vezes)
(autor desconhecido)

Feliz Natal e um Ano de 2011, espetacular sobre todos os aspectos!
Descomplicando nossas vidas, tornando nosso viver mais leve e procurando o caminho da felicidade com harmonia e paz interior!
Abraços fraternais a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentários postados por pessoas que se identifiquem!

Postagens populares