sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

As Virtudes do Gerânio




Por Rosangela Vecchi Bittar CRT 42435
Especialista em Terapia Floral pela Universidade Federal de Pernambuco

para cursos acesse: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/cursos/
para compra de livros: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/livros/

O Gerânio é uma planta da família da geraniaceae, conhecida como pelargonium existem 270 espécies disseminadas pela Europa, Ásia, América do Norte e África adorantíssimum, pelargonium hortorum, pelargonium graveolens etc. É um gênero originário da região sul da África, e está bem adaptada ao clima das regiões sul e sudeste do Brasil rústica, herbáceas de pequeno porte e perenes.

O nome do gênero deriva da semelhança do seu fruto com o bico de uma cegonha, pelargos em grego. Atualmente, é encontrado de forma maciça em parques e jardins, públicos e privados. No entanto, ainda há variedades pouco exploradas, atrativas e vistosas, com diversos tamanhos, formas e cores, muitas delas florescendo durante vários meses do ano e algumas apresentando folhas de aroma agradável. Sua flor alegre e simpática, com sua paleta de cores, colore janelas e jardins desde o século XVIII. Apresenta ainda outras utilidades além da paisagística: transforma-se em óleo essencial e em perfumes, sendo que as folhas de algumas variedades comestíveis são usadas como guarnição para determinados pratos.

O óleo essencial originário do Egito apresenta como constituintes: geraniol, borneol, citronelol, linalol, termineol, limoneno, felandreno, pineno. É e anti-séptico, neutraliza a oleosidade da pele, alivia a tensão pré-menstrual e menopausa (é estimulante do córtex adrenal, cujos hormônios são essencialmente de natureza balanceadora e reguladora, incluem-se os hormônios sexuais). É diurético, trata herpes e indicado para peles envelhecidas e desidratadas. Seu odor doce, floral é relaxante. Um excelente óleo adstringente para todos os tipos de pele (equilibra sua oleosidade), tônico suave. Usado em produtos para cuidado da pele tanto pela sua fragrância como pelas suas propriedades de limpeza, trata a celulite e ótimo para uso em óleo de massagem por todas as qualidades já mencionadas.

No emocional é antidepressivo estimula força e coragem, auxilia na tomada de atitudes, excelente nos casos de carência afetiva, medo, tensão, ansiedade, falta de ânimo e entusiasmo. Dissolve a frustração e irritabilidade. Promove o equilíbrio mental. É analgésico e sedativo suave e seu uso é indicado para nevralgias e sofrimentos de origem nervosa. É um óleo que administrada traz grande conforto e bem-estar.

Segundo Nicolas Culpeper é um óleo de regência de Vênus, recomendada contra cálculos e para estancar sangue, trata ferimentos. Sua cocção é útil nos cálculos renais.

Como essência floral tem: no Sistema Saint Germain o Gerânio (Pelargonium hortorum) cuja essência floral trabalha a depressão, ansiedade e medos diante das dificuldades frente aos desafios normais da vida. Gerânio ajuda a ancorar no aqui e agora. Indicado também para aqueles que vivem distraídos da realidade e por isso, acabam esbarrando em objetos, pessoas, esquecem panelas no fogo. Esta essência favorece o resgate do feminino e nas relações entre casais (sexualidade) além de dar a força necessária para seguir em frente de forma positiva e tranqüila, diante da complexidade do tratamento do câncer.
Rosangela Vecchi Bittar
Terapeuta Especialista pela Universidade Federal de Pernambuco
Pesquisadora com Terapia Floral - Mestre em Reiki
Aromaterapeuta - Cromoterapeuta
Coordenadora das Práticas Integrativas e Complementares da
Associação Brasileira de Alzheimer ABRAz– Regional Pernambuco
Terapeuta Floral Voluntária da Oncologia do Hospital das Clínicas da UFPE
Cursos e Palestras - Atendimento em Recife - PE
E-mail rosangela.bittar@globo.com Contato: (81)8843-0584 e 8130-5882

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentários postados por pessoas que se identifiquem!

Postagens populares