quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Os Remédios Florais para Crianças


Por Rosangela Vecchi Bittar
Especialista em Terapia Floral pela Universidade Federal de Pernambuco

para cursos acesse: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/cursos/
para compra de livros: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/livros/

Os remédios florais ou essências florais podem ser ministrados as crianças pequenas e bebês com bastante sucesso. Muitos indagam porque acreditam ser difícil prescrevê-los tendo em vista que nem sempre conseguem exprimir seus sentimentos. No entanto, devemos considerar a natureza da criança como um todo e seu núcleo familiar.

A natureza da personalidade da criança é muitas vezes visível por meio da observação do seu comportamento que exprime suas emoções básicas. Devemos considerar a forma da criança brinca, seu comportamento durante um jogo, seu comportamento nas inter-relações com outras crianças, suas expressões, gostos, etc.

Nas crianças pequenas, por exemplo:
•Maria pega uma virose e fica irritadiço.
•Ana pega uma virose e fica sonolenta e tranqüila.
•João se ficar doente quer que o deixe sozinho.
•Pedro na mesma situação fica medroso e nervoso.

Cada um demonstra um comportamento decorrente a própria personalidade. Assim a título ilustrativo do Sistema Bach.
•Um criança muito ativa que está sempre ocupada, que nunca se aquieta, poderíamos prescrever Impatiens e/ou ou Vervain para aquelas que entusiasmadas não se permitem relaxar e descansar.

•Uma criança gentil e atenciosa, que sempre segue o que lhe falam e é facilmente controlada indicaria Centaury e/ou Mimulus( se fosse muito envergonhada, tímida, medrosa).

•Uma criança mandona, autoritária, sem limites, indicaria Vine.

•Uma criança que dorme muito, distraída, dispersiva indicaria o Clematis.

•Para o mau humor, que chora muito, tem ciúmes do irmão Holly ou Willow nos casos que a criança se coloca na posição de vítima ou ressentida achando-se preterida de alguma forma ou injustiçada.

•A criança que não desgruda da mãe, chorona, carente, apegada ou que fica chateada pela mãe ter que sair para trabalhar indicaria Chicory.

•Para aquela que quer ser o centro das atenções a todo custo gritando, fazendo pirraça Heather.

•Para aquela que expressa sentimento de culpa por exemplo sofrer abuso sexual Pine.

•Para traumas Star of Bethlehem que trata, consola, apazigua.

Nos bebês, por exemplo do Sistema Bach, Sistema de Saint Germain – SGM ou Minas.

•Um bebê que chora e pede carinho, que é difícil colocar no berço porque não querem ser deixados só exigindo atenção necessitariam Chicory Bach ou Sorgo ou Unitatum SGM ou Chicorium de Minas.

•Se mostram irritadiços e intolerantes Impatiens Bach ou Patiens de SGM ou Impatiens Minas.

•Para proteção Walnut Bach ou S.Miguel de SGM ou Millefolium Minas.

•Para ansiedade Star of Bethlehem Bach ou Lírio da Paz de SGM ou Ornithogalum Minas.

•Para aquele que chora descontroladamente Cherry Plum Bach ou Coronarium de SGM ou Psidium Minas.

•Para problema com assaduras e brotoeja em versão creme ou gel Crab Apple + Rescue Remedy ou, por exemplo, do Sistema Saint Germain: Flor Branca + Arnica Silveste ou Bouquet de 9 flores que já contém arnica campestre de Minas.

As fases de crescimento e desenvolvimento tem na essência floral Walnut Bach, apoio como por exemplo: problemas de dentição, aprender a andar, ir a escola, puberdade, adolescência., mudança de endereço, falecimento de um avô, avó, etc. (Walnut + Star of Bethlehem ou Rescue Remedy), para aquele que presencia um assalto ou acidente Star of Bethlehem, etc.

Ao crescermos acumulamos experiências, vivências e crenças que se fundem a natureza individual e ao caráter de cada um na idade adulta. O adulto de hoje foi um dia uma criança. Guardará as marcas da infância na vida adulta.

Nos Sistema da Califórnia e Bach temos essências excelentes para tratar crianças e adolescentes. Como também nos Sistemas brasileiros Saint Germain, Minas, Filhas de Gaia e outros. Tudo depende do conhecimento e experiência do terapeuta para que melhor aplique a criança em qualquer idade, até mesmo quando no ventre materno com o uso das essências florais através da ingestão da mãe beneficiando a ambos.

Quanto à posologia do vidro de uso de 30 ml âmbar com conta gotas manipulado nas farmácias que trabalham com as essências florais. Recomendo que faça em glicerina que fica docinho. A solução de uso tão somente com água tem sua durabilidade reduzida para 10 dias. Se fizermos em vinagre de maçã fica inconvenientemente azedo. A outra opção é o destilado de uvas que embora possa ser manipulado numa proporção mínima de 5% ainda constituí álcool.

Quanto a quantidade de gotas para bebês 2 gotas: 4 vezes ao dia . Que pode ser adicionado o suco, água, chá, comida, banho diário, pingar nos pulsos, moleira,etc. ou colocado diretamente na boca da criança com o conta gotas ou colherinha.

Que poderão ser ingeridas: ao acordar, na hora do almoço, à tarde, à noite antes de deitar.

Se o bebê ainda mama certamente se beneficiará das essências florais tomadas pela mãe (só que tais benefícios serão passados não de imediato, já que o leite precisa de tempo para ser processado pelo corpo materno).
Bem este artigo, não tem a presunção de esgotar o tema apenas vislumbra na Terapia com Essências Florais mais uma ferramenta importante que pode auxiliar nossas crianças em seu processo de desenvolvimento de forma saudável.

3 comentários:

  1. gostei muito desta forma de tratamento,eu uso ,
    meu filho usa e vou ensinar meu esposo usar.
    Vcs estão de parabens!!!

    ResponderExcluir
  2. o que pode ser dado para amenizar uma criança cuja mãe foi presa fora do Brasil, ela está nervosa, faz xixi na cama algumas vezes chora por qualquer coisa, acorda no meio da noite gritando pela mãe, ela tem 3 anos faz 4 em 10/03

    tmda_15@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. GatteAviation,

    This "Blog" best of the Aviation

    ResponderExcluir

Só serão aceitos comentários postados por pessoas que se identifiquem!

Postagens populares