quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Envelhecimento - IX Congresso Norte-Nordeste de TO

No dia 28 passado participei a convite da Comissão Organizadora do Congresso da Mesa sobre Envelhecimento Desafios e Perspectivas para o futuro.



Estamos envelhecendo eenvelhecer com qualidade de vida é um desafio. Hoje são 20,5 milhões de idosos de acordo com informações do IBGE, 2010. Este número está crescendo no mundo todo, ao nascermos se inicia o processo de envelhecimento.

Desses idosos a grande maioria desenvolve doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, diabetes, problemas gástricos, problemas motores e demências do tipo Alzheimer corresponde a 65% dessa população, também tem surgido muitos casos de Parkinson. Uma pessoa com uma dessas doenças certamente tem outras, o que chamamos de comorbidade.Uma pessoa com Alzheimer pode ter hipertensão, avc, problemas cardiológicos etc...

Existem questões norteadoras para se cuidar de idoso e para assegurar a qualidade durante sua vida.

Primeiro será que se nos cuidassemos preventivamente através de uma alimentação saudável sem agrotóxicos, se praticassemos exercícios simples como caminhadas diárias e cuidassemos do que pensamos e sentimos e do que sofremos adoecearíamos???

Volto a bater na tecla precisamos cuidar de como pensamos, de como percebemos o mundo, de como sentimos e reagimos aos impulsos internos e externos para que desta forma não acumulemos eventos traumáticos ou fiquemos imersos em emoções e sentimentos que nos conduzam a processos de adoecimento ou nos tornemos pessoas amarguradas, infelizes, deprimidas. Tais situações mencionadas comprometem a memória, a qualidade do sono, o bem estar e até os relacionamentos sociais como os familiares.

Caracterização dos principais problemas em idosos que podem ser
Abordados com o uso da ferramenta Terapia Floral.
No emocional encontramos os seguintes problemas: recusa na aceitação as mudanças físicas, sociais e emocionais, diminuição da vontade, das aspirações e da atenção, enfraquecimento da consciência, apego ao conservadorismo, deteriorização da memória, distúrbios no comportamento: desconfiança, irritabilidade e etc., armazenamento de mágoa, ressentimento que adoecem, tristeza.

No social:encontramos isolamento social, estado de saúde insatisfatório, ruptura com a vida profissional na aposentadoria, perda de status social, etc..., problemas no convívio familiar.

No físico temos:doenças degenerativas e crônicas algumas incapacitantes e comorbidade (pressão alta, diabetes etc...doenças reumáticas, depressão).

No caso específico do Alzheimer:
a doença emerge em 90% dos casos após um episódio grave(perda) na vida do indivíduo. questão é será que se CUIDARMOS DO NOSSO EMOCIONAL SERÁ QUE ADOECERÍAMOS DA MESMA MANEIRA ?

Na ABRAz recomendamos como coadjuvante na pessoa com Alzheimer: para tratar a depressão, apatia, acalmar, auxiliar no distúrbios de sono, distúrbios de comportamento como perambulação, desconfiança, agressividade. E também para os familiares e seus cuidadores que tanto sofrem com todo o longo processo e suas derivações, pois, facilita a convivência e aceitação da doença, minimiza a sobrecarga emocional do cuidador, promove a qualidade de vida do núcleo familiar.

O evento foi maravilhoso e agradeço o convite a Comissão Organizadora a inclusão da Terapia Floral como instrumento terapeutico que é, que pode auxiliar ao Terapeuta Ocupacional na sua lida diária facilitando o cuidado a seus pacientes, a ele próprio na questão do autocuidado, proteção e preservação do eu, a todos em geral nas mais variadas questões da natureza humana.

Rosangela Vecchi Bittar
Terapeuta Floral com título de Especialista em Terapia c/Essências Florais pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE
Professora - Pesquisadora - Reiki Master - Aromaterapeuta

Colaboradora e Coordenadora de Práticas Integrativas e Complementares da Associação Brasileira de Alzheimer
Terapeuta floral voluntária da Oncologia do Hospital das Clínicas da UFPE consultas gratuitas para pacientes com câncer
do Hospital e seus familiares. Agendamento na Recepção da Oncologia no terceiro andar do Hospital.

Consultas via skype rosangelaflorais agendada pelo email: rosangela.bittar@globo.com
são pagas.

Consultas presenciais no Consultório particular na Rua Padre Bernardino Pessoa, 633, na lateral do Colégio Santa Maria
na Boa Viagem Recife Pernambuco AGENDE PELO TELEFONE; (81)8843-0584

Publicações Impressas/livros:

Os Benefícios das Essências Florais de Bach no Alzheimer editora Laços SP em lançamento disponivel nos seguintes locais:
www.livrariacultura.com.br e Livraria Saraiva
No Rio de Janeiro na RIOFLOR Associação dos Terapeutas Florais do Estado do Rio de
Janeiro Rua Barão de Guaratiba, 29 Glória tel. (21) 2285-8865
Em Salvador na Holambras Saude e Autoconhecimento Rua das Dálias, 493 Pituba
Tel. (71) 3451-1936 e (71) 4141-0701

Pedidos para aquisição e logista:
email: rosangela.bittar@globo.com

Ebooks disponíveis no site rosangelavbittar.com.br
Uso prático da Terapia Floral na Obesidade
Os Benefícios das Essências Florais de Bach no Alzheimer
site:


Cursos e Palestras - Atendimento em Recife - PE
E-mail rosangela.bittar@globo.com Contato: (81)8843-0584










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentários postados por pessoas que se identifiquem!

Postagens populares