sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Tema: Ansiedade


Por Rosangela Vecchi Bittar
Especialista em Terapia com Essêncisa Florais pela Universidade Federal de Pernambuco
Reiki Master - Aromaterapeuta














para cursos acesse: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/cursos/
para compra de livros: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/livros/

Ansiedade do latim anxietate, é a sensação de receio, apreensão, sem causa evidente a qual se agrega fenômenos somáticos como taquicardia, sudorese, desconforto no abdomem, etc.; a palavra latina ânsia do latim anxia que significa aflição, angústia, perturbação no espírito causada pelo receio e incerteza. O remédio ortodoxo para tal situação é o ansiolítico ou tranquilizante cujo sufixo lytikós dá o significado de dissolver, liberar a ânsia.

Em consultório com muita frequência, atendo a pacientes que em suas queixas narram sentir ansiedade, alguns talvez usem tal palavra de inadequada dando nome a desequilíbrios emocionais genericamente com ansiedade. Saibam que é um dos maus deste século.Isto acontece com aquele paciente fazendo sua jornada desenvolvimeno pessoal, seja um paciente com quadro de depressão, stress ou mesmo uma mãe preocupada com a familiares, ou mesmo um paciente portador de uma doença grave.

A tal da ansiedade domina, desperta sensações as vezes incomuns, emoções e sentimentos, afloram sintomas físicos os quais chamamos de somatização.

Alguns chegam confusos, tristes, insones,nervosos, desequilibrados em todas as instâncias e principalmente espiritualmente. É espiritualmente, quando se fala esta palavra algumas pessoas tremem, muitos não querem se desenvolver é um outro ponto do medo, e o medo por sua vez ao qual também nomeamos de receio, insegurança, fobia abre a porta do inconsciente e consciente para outros sentimentos e energias oportunistas que bagunça com a pessoa e sua vida.

A ansiedade em cuja base mora o medo e a insegurança mina as estruturas emocionais,provocam distúrbios de toda natureza, o desequilíbrio vai atacar o ponto fraco de cada um, apresentando a somatização em alguma parte da fisiologia humana e afetando comportamento, seu modo de vida, suas relações familiares e sociais.

A parte afetada pode ser o aparelho digestório provocando: compulsão alimentar, anorexia nervosa, bulimia, gastrite, esofagite etc., problemas renais, problemas circulatórios e cardíacos; problema no cérebro através das demências; tiques nervosos como roer unhas, puxar os fios de cabelo até ficar careca (tricotilomania).

Continuo alertando aos amigos que se cuidar é preciso.Busquem alternativas terapêuticas saudáveis de cuidado, busquem o amar através primeiramente do auto-cuidado e depois desta viagem interna, poder cuidar do outro fortalecido; se esta forma não pode ser adotada pelo cotidiano, cuide do outro mas, cuide-se concomitantemente.

A Terapia com Essências Florais é um excelente ferramenta para isto que pode ser aliada a exercícios físicos (caminhada, yoga, academia, dança,tai chi, etc.)e a outras práticas,inclusve alopatia sem prejuízo do tratamento. Vejam a Terapia com ssências Florais é complementar. Se os sinais e sintomas estiverem exacerbados mais rapidamente perceberão a mudança do padrão de comportamento em direção ao equilíbrio emocionalcom a utilização da Terapia Floral.

Não sejam escravos dos anti-depressivos e ansiolíticos que não tratam apenas sedam tornando-os refém de medicação além de efeitos colaterais decorrentes inclusive das associações medicamentosas as quais muitos desconhecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentários postados por pessoas que se identifiquem!

Postagens populares