sábado, 8 de dezembro de 2012

O Envelhecimento e a Terapia Floral

Por Rosangela Vecchi Bittar

O envelhecimento trata-se de um processo global e natural que começa desde o nascimento e que inevitavelmente implica em alterações físicas, fisiológicas, psicológicas e sociais.

Ninguém envelhece igual depende de fatores internos e externos individuais. Começamos a envelhecer no momento da concepção, um processo pleo qual todos os seres vivos passam. Algumas situações tem como consequência aceleração do ritmo do envelhecimento e agravamento de doenças. O desafio nesta fase da vida é negociar o declínio inevitável com as perdas existenciais, valorizar a imagem de si e manter a capacidade de independência.

O mundo está envelhecendo. Em 2010, 10,8% da população total brasileira é idosa, foram 20,5 milhões (fonte: censo demográficos do IBGE). No futuro próximo um quinto da mundial serão de pessoas idosas. Os dados demonstram urgência em encarar a situação e as limitações dessa população, buscando alternativas e soluções, promovendo debates e colocando em prática soluções simples e eficazes e nesta vertente se insere as práticas integrativas e complementares em saúde e com eficácia a Terapia com essências florais.



Observações sobre o processo de envelhecimento:

O envelhecimento traz consigo a mudança na aparência física, mudanças sociais como aposentadoria, perdas afetivas ao longo do tempo ... Processo se inicia ao sairmos do ventre materno.Precisamos buscar aceitação a essas mudanças e novas alternativas para viver dignamente.

Envelhecer significa ter oportunidade de ter vivido e viver muitas experiências ao longo da vida, nem todo mundo vai conseguir envelhecer...

O acúmulo de experiências traz consigo questões de natureza emocional decorrente dessa trajetória de vida, cada qual com sua forma de perceber o mundo, crenças que foram absorvida e apreendidas ao longo da vida, um estilo de vida que nem sempre é o melhor e que afeta a qualidade de vida do idoso.

Muitos não conseguem processar a perda das pessoas queridas como companheiros, pais, filhos, acabando por sentir-se saudosos, tristes, angustiados, insones, depressivos acabam ficando dependentes de medicamentos controlados e refem destes. Sem no entanto, que a causa do seu mal estar seja tratado.

A biologia da pessoa é afetada pela forma que pensa, pela forma que vive ou viveu sua história. Significando que os pensamentos, emoções, espiritualidade afetam a pessoa em sua totalidade.

Estudos populacionais demonstram que 85% dos idosos apresentam pelo menos uma doença crônica e que 10% possui no mínimo cinco patologias. As mais freqüentes são: o diabetes, a hipertensão, osteoporose, demências e insuficiência renal crônica (RAMOS, 2003).

Ocorre alterações das relações familiares, conflito de gerações, a vontade do idoso geralmente não é respeitada, erroneamente como se ele não tivesse mais capacidade de tomar suas próprias decisões.Uma série de condicionantes sociais (confronta-se coma sensação de esvaziamento, inutilidade, marginalização), onde o componente ambiente familiar assume maior significado. O ideal é estar integrado, ser respeitado, querido, sentindo-se útil.

Da população idosa cerca de 65% de possibilidade de surgir algum tipo de demência, o que já vem ocorrendo.

A Terapia com Essências Florais têm-se demonstrado eficaz como intervenção não medicamentosa apresentando inúmeros benefícios como os abaixo assinalados.


Promover qualidade de vida a todos que a usam, tranquilidade e bem-estar.

Atua preventivamente ajudando a trabalhar as questões mentais e emocionais que abrem a imunidade do indivíduo e criam espaço para processos de adoecimento.

Trata questões como : medo, raiva, depressão, stress, ativa memória,..., negação, ajuda nos problemas do sono, combate a ansiedade, eleva autoestima, etc.

Atua de forma preventiva para o caso de doenças de fundo emocional.

Atua como coadjuvante em casos de doenças como Câncer, Alzheimer e outros como alcoolismo etc...

Extremamente útil para pacientes em situação de Cuidados Paliativos

e muito mais...

A Terapia Floral não é vinculada a religião ou crença, é uma interpevenção terapêutica
extremamente benéfica precisa ser usada de forma adequada para que produza os efeitos
desejados na vida de cada um. A Terapia Floral busca tratar a pessoa, e a causa do sofrimento.

Rosangela Vecchi Bittar
É especialista em Terapia com Essências Florais pela UFPE, Habilitada por Neide Margonari criadora do Sistema Floral de SGM para ministrar cursos Mestre em Reiki Usui, Aromaterapeuta, Professora, Pesquisadora com trabalhos sobre o uso da terapia floral em anais de Congressos; Palestrante convidada em vários eventos; Coordenadora de Práticas Complementares da Associação Brasileira de Alzheimer Reg. Pernambuco, Terapeuta Floral Voluntária com Pesquisa com Humanos do setor de Oncologia do Hospital das Clínicas da UFPE. Escritora com livros publicados como ebook e pela editora Laços de S.Paulo, maiores informações acessem meus blogs: http://terapiafloralqualidadedevida.blogspot.com/
http://praticascomplementaresasaude.blogspot.com.br/
Contato: email rosangela.bittar@globo.com
(81) 8843-0584 oi e (81) 8130-5882 Vivo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentários postados por pessoas que se identifiquem!

Postagens populares