terça-feira, 15 de maio de 2012

O Pecado capital do Orgulho


Por Rosangela Vecchi Bittar

O orgulho é um dos pecados capitais vemos pessoas que por traços de personalidade, muitas vezes característico do núcleo familiar onde o orgulho exagerado, a soberba, o mental onde se acha melhor do que os outros , faz com que o orgulhoso sinta-se com poder e direito de maltratar o próximo, ser cruel através da fala cortante ou de atitudes deliberadas de menosprezo com o outro, demonstrando assim seu poder destrutivo. O orgulhoso se alimenta da humilhação do outro, de pessoas que se colocam como capacho ou pessoas que necessitam ser amadas e para isso achando que precisa cativar o outro se submete a todo tipo de humilhação numa prova de desamor por si mesmo.


O ego do orgulhoso se infla, cresce, sai da realidade e quando as coisas não ficam do seu jeito o orgulho não permite que reflita, no entanto, sofre e engole. Acaba com o passar do tempo pelas suas atitudes contra o próximo, adoecendo e talvez fique prostrado dependente do outro, assim sendo obrigado nas entrelinhas se dobrar aos fatos e aprender da pior forma, com a dor. Seria ótimo que este aproveitasse a oportunidade para mudar sua forma de viver, no entanto, são pessoas que dificilmente mudam seu comportamento tentam manter o controle do incontrolável, desperdiçam a oportunidade de mudança positiva e assim, submergem nos sentimentos negativos e contraditórios internalizados.


O virtude respectiva ao defeito orgulho é a humildade e da crueldade a compaixão.
Será que é possível quem nunca teve compaixão por outrem e só pensou em si mesmo, mudar? Esses personagens tem facilidade em representar seus papéis mas, muita dificuldade em sentir-se no lugar do outro ou emanar a energia do amor compassivo, respeitoso, que se preocupa com o que faz, fala para o próximo e seus reflexos.


E energias circundam uma pessoa com esta natureza?
Serão de que qualidade?
O que ela atraem?
Podem ter dinheiro mas terão amor verdadeiro?
Podem fingir, mas como se sentirão na solidão de seu quarto?
Talvez aparentemente bem mas por dentro o vazio interno, como administrar?
Os florais ajudam até a estes, embora sempre a decisão de mudar, se aprimorar, de rever a forma de viver cabe individualmente a cada um. Para mudar deve-se querer com grande desejo, determinação e esforço.
Para os cruéis e controladores no Sistema Floral de Bach temos o Vine que traz para
esta personalidade a leveza do ser que auxilia na mudança do padrão. Outras essências florais do mesmo sistema também podem contribuir com este indivíduo como o Beech para a mania de criticar com palavras cortantes ou mesmo o Impatiens para a impaciência que se instala.


Enfim, são exemplos mas certamente cada caso é um caso e se faz necessário avaliar para tratar. Quem sabe o cruel orgulhoso possa assim obter ajuda para começar seu caminho em direção a humildade, amorosidade e paciência para perseguir este caminho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentários postados por pessoas que se identifiquem!

Postagens populares