quinta-feira, 28 de julho de 2011

Traição

por Rosangela V. Bittar

Segundo o dicionário Aurélio significa ato ou efeito de trair, crime de quem perfidamente, entrega, denuncia ou vende alguém ou algum fato; também perfídia, deslealdade, infidelidade no amor. Geralmente associamos à palavra traição a infidelidade amorosa, no entanto, traição é muito mais é ser desleal com uma pessoas, princípios, afetos, é um “golpe baixo” na confiança de alguém que acarreta uma grande diversidade de sintomas emocionais que podem ser tratados com as essências florais.

Atraição desperta a desconfiança, a raiva, a mágoa, o ressentimento, ataca o coração daqueles que acreditam no amor, no respeito, na lealdade. O chacra cardíaco fica prejudicado, por vezes obstruído.

É um golpe que quase sempre nunca se restabelece o vínculo entre as partes envolvidas (traido e traidor). O perdão é necessário para a libertação do traído do traidor, no entanto, como confiar alguém que desprezou o amor, a confiança, o afeto?
Pode gerar transtornos obsessivos e violência.

É complicado... Somos fruto de nossas vivências, das reflexões que fazemos, daquilo que aprendemos em cada instante. Existem caminhos sem volta, e acho que um deles é o caminho do traidor que acaba tentando se sustentar através de mentiras, da ilusão, tentando justificar seu ato através do convencimento através de palavras vazias. Existem pessoas que mentem até para si, falam palavras belas para enganar a seus próprios ouvidos e fazer-se crer digno de confiança.

Nos é, ensinado que ter raiva é feito, sentir mágoa péssimo, mas a raiva existe, a mágoa existe e o ressentimento também. O que fazer? Precisamos trabalhar tais sentimentos perdoando a nós mesmos por sermos quem somos, por darmos oportunidade a pessoas as quais sabemos de antemão não ser merecedores, por testarmos nossa intuição achando que assim, se é cristão.

Que tal perdoarmos a nós mesmos primeiro por nossa fragilidade.
Aceitarmos que a humanidade precisa aprender a respeitar, amar o próximo e que muitos não estão preparados para o próximo passo da evolução e por isso
precisam esmerar-se no aprendizado.

Sim, perdoar as mágoas, ressentimentos, desenvolver a amorosidade procurando o caminho do equilíbrio é necessário. Mas também é, enxergarmos nosso próximo com clareza consciência sabendo que somos limitados pela nossa pequenez.

2 comentários:

Só serão aceitos comentários postados por pessoas que se identifiquem!

Postagens populares