domingo, 6 de março de 2011

As Virtudes da Artemísia


As Virtudes da Artemísia
Por Rosangela Vecchi Bittar CRT 42435
para cursos acesse: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/cursos/
para compra de livros: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/livros/

A Artemísia uma planta perene originária do oriente, mas aclimatada no Brasil. O nome botânico é Artemísia vulgaris, Chrysantemum parthenium, Artemísia Douglasiana, Absinto, Armoise em francês e Mugwort em inglês, são cerca de 400 espécies. Pertence a família das compostas ou asteraceae, suas folhas são miniatura do crisântemo e lembra a camomila. Para os anglo-saxões era uma das 9 ervas sagradas dadas ao Mundo por Woden ou Odin.

Os romanos plantavam-na na beira dos caminhos e colocavam galinhos nas sandálias para aliviar a dor nos pés nas longas viagens. O médico grego Dioscórides a usava para os males femininos e Culpeper para todos os males do pulmão. Em grego, Artemísia significa integridade e boa saúde.

Ela é a erva da mulher, para recompor o Eu feminino, para ajudar a mulher a se integrar com a maternidade e sensibilidade. É ótima para mulheres que precisam ser sempre fortes. Essas mulheres têm normalmente problemas menstruais. É conhecida desde a Antigüidade por ajudar nos partos. O nome Artemísia tem origem na deusa Ártemis, que era a protetora dos partos.

É a principal erva do aparelho urogenital feminino. Previne doenças, regulariza o ciclo menstrual, alivia as cólicas. Também é empregada para anemia, cólicas, debilidade do estômago, gastrite, menstruação deficiente, nervosismo, nevralgia. É uma excelente diurética, e por isso ajuda muito no funcionamento e na limpeza constante dos rins. O chá também se aplica as dores reumáticas e dores de cabeça.

Repelente de insetos principalmente traças. A Artemísia produz piretrina o que afasta pulgões e nematóides dos canteiros.

A Artemísia deve ser usada por pessoas que constantemente precisam de uma limpeza energética profunda, e quando há necessidade de limpeza profunda de toxinas físicas e energéticas. Na época renascentista foi encontrado escrito por um autor desconhecido onde diz "Os Segredos da Artemísia: Infunde alento, ânimo e força, a quem a trouxer consigo junto do coração. Essa erva, bebida num copo de vinho branco, tira logo o cansaço do caminho. E tem outra rara virtude, que o caminhante que a trouxer, sentirá muito menos o caminhar."

O emplasto de Artemísia quando feito localmente no plexo solar: limpa, energiza e concede coragem. O escalda pés de Artemísia evita doenças renais. Ramos de Artemísia presos as portas da casa evitam a entrada de inveja e qualquer energia negativa. As vassouras feitas com Artemísia protegem o ambiente e atraem espíritos benfazejos. Os banhos de imersão com chá forte de Artemísia, facilitam o parto e ajuda a aquele muito nervoso e histérico.
Como óleo essencial é usado pelo poder estimulante e energizante. Na moxabustão se usa bastões feitos com Artemísia, chamado de moxa é aquecido e colocado nos pontos acupunturais para estimulação dos mesmos.

No Sistema Floral da Califórnia temos a essência foral Mugwort cujo nome botânico é Artemísia Douglasiana flor de cor amarela suas flores crescem em pequenos cachos agregados como neurônios no cérebro. É uma essência eficaz nos casos de tiques nervosos, espasmos e contrações nervosas, pessoas hiperativas e que se sintam em situação limite ou que fantasiem excessivamente. Auxilia a entrar em estado Alfa facilitando a compreensão dos sonhos, aumenta o coeficiente intelectual harmoniza o psiquismo, casos de mediunidade. Regulariza a sinapse cerebral, expande a consciência. Bom para epiléticos e pessoas sonâmbulas. Equilibra aqueles que procuram fugir da realidade através de práticas pseudo-espirituais. Também atua nos transtornos menstruais e mudanças de humor inerente a tais casos. Estimula o parto, portanto, devemos ter cuidado e não dá-la a mulheres grávidas a não ser: na hora do parto. Estimula a fertilidade masculina. Usada adicionada a água da rega de plantas elas crescerão de forma ordenada e com regularidade.

Rosangela Vecchi Bittar
Terapeuta Especialista pela Universidade Federal de Pernambuco
Pesquisadora com Terapia Floral - Mestre em Reiki
Aromaterapeuta - Cromoterapeuta
Coordenadora das Práticas Integrativas e Complementares da
Associação Brasileira de Alzheimer ABRAz– Regional Pernambuco
Terapeuta Floral Voluntária da Oncologia do Hospital das Clínicas da UFPE
Cursos e Palestras - Atendimento presencial e via e-mail ou skype rosangelaflorais.
E-mail rosangela.bittar@globo.com Contato: (81)8843-0584 e 8130-5882

Um comentário:

  1. Olá, boa noite.

    Grato pela informação! Procurava uma erva chamada mugwort só para descobrir que era artemísia, hehehe!

    Incrível como mudam os nomes entre as nações, não?

    Felicidades!


    Sergio Thot

    ResponderExcluir

Só serão aceitos comentários postados por pessoas que se identifiquem!

Postagens populares