segunda-feira, 30 de setembro de 2013

O ESTOMAGO E AS ESSÊNCIAS FLORAIS

ROSANGELA VECCHI BITTAR

O Estômago e as Essências Florais


É um alargamento do tubo digestivo, formando uma espécie de bolsa, onde ocorrem transformações químicas nos alimentos. Comunica-se com o esôfago através de uma região chamada cárdia. É ela que permite a passagem dos alimentos do esôfago para o estômago. A região recebe esse nome por estar localizada próxima ao coração. Já a comunicação do estômago com o intestino ocorre através de uma região denominada piloro.

O estômago possui glândulas que produzem o suco gástrico, que é um líquido formado por substâncias importantes para a digestão. As glândulas também produzem o ácido clorídrico, que facilita a ação dessas substâncias.

Internamente, o estômago é revestido por uma mucosa, que é uma membrana capaz de produzir uma substância chamada muco. O muco serve para proteger as paredes do estômago contra a ação do ácido clorídrico. Quando essa proteção não é perfeita, por falta de muco ou pelo excesso de ácido, este ataca as paredes do estômago, provocando o aparecimento de uma espécie de ferida, chamada úlcera gástrica.

Gastrite é o nome que se dá à inflamação do estômago. Pode ser causada por alimentos cáusticos (como pimenta), álcool, medicamentos irritantes, mastigação insuficiente, etc.

A nível emocional o estomago sofre bastante pois é órgão de choque para muitos, onde localiza-ses o chacra do plexo solar. Aqui se digere as emoções decorrentes de nosso viver cotidiano, muitos sentem borborismos, frio, mal estar...mas são desconfortos emocionais e espirituais.

Este chakra está vinculado ao emocional e à habilidade que a pessoa desenvolve para lidar com os conflitos. Está associado à questão do poder pessoal do indivíduo, à sensação de controle sobre a própria vida, ao modo como ele vê a si mesmo em relação aos outros e como estabelece seus relacionamentos. Os conflitos básicos deste chakra se expressarão como uma identificação com o poder e a dominação, ou com a rendição ao poder dos outros (submissão), quando o desejável seria a combinação entre o próprio poder e o poder do outro em atitudes de cooperação.

A nível físico: o chacra do plexo solar  controla o sistema nervoso autônomo, estômago, vesícula, intestino grosso, fígado, pâncreas. Também todo o sistema digestivo e do sistema muscular são regidas por este chakra.Problemas com o sistema digestivo, diabetes, artrite e hipoglicemia são algumas doenças e problemas físicos relacionados ao desequilíbrio deste chakra.Emoções de fogo ou emoções primárias são controlados por este chakra.

Assim, emoções como raiva, zelo, confiança, coragem e frustração. Também sentimentos calorosos, como alegria e espontaneidade são controlados por manipura.A função mais importante deste chakra é expor sentimentos de coragem, de motivação, força e felicidade. A bateria prana ou interna do corpo quando totalmente carregada libera energia para impulsionar tais emoções aumentando o nível de confiança e coragem para cumprir seus sonhos. Manipura é a chave para que se possa tomar decisões, as ações corretas e enfrentar a vida.  Manipura , que significa "cidade ou jóias" ou também comumente considerada como o diamante, é o centro de energia para sentimentos de sensibilidade e poder. Quando o chakra está em equilíbrio, você se sente confiante, zeloso, calmo, alegre, respeitoso.
Plexo Solar é um chakra intermediário e tem um papel determinante na saúde do indivíduo. Ele é uma área de passagem entre os fluxos energéticos da parte inferior e superior do corpo, sendo necessária uma abertura e um funcionamento equilibrado neste chakra para possibilitar que esta troca aconteça, promovendo uma integração no organismo humano.

Espiritualmente é um local de conecção mas também de vampirismo de entidade negativas, pessoas que tentam via este local sugar as forças da pessoa vampirizada.

No nível energético, o chakra do Plexo Solar está ligado ao elemento fogo e à transmutação. Esta é a função primordial deste chakra. Transmutação é um processo fundamental quando se trabalha com energia. Quando o Plexo Solar equilibra seu movimento energético e se abre, é possível criar novos caminhos internos, com novos pensamentos, sentimentos e atitudes. Criar liberdade. Ao expandir, este chakra pode manifestar a qualidade construtiva inerente do emocional que é a capacidade de se vincular e amar. É neste movimento de expansão que o chakra do Plexo Solar pode funcionar no pleno potencial dele e transferir energia para o chakra Cardíaco iniciando o processo de transformação e desenvolvimento espiritual da pessoa.

Que essências florais podem ajudar ao estomago e ao chacra equivalente aqui mencionado: plexo solar?
Lembrem que cada essência floral ou no caso da Pacific essence existem os elixires marinhos, tem sua especificidade no emocional, mental, espiritual além da aplicação física para o local da região abdominal.
As essências abaixo são concernentes a concessão de segurança, tolerância, limpeza, acolhimento, nutrição, alegria, calma, proteção, agitação, depressão, paciência, coragem, para acessar o poder pessoal de cada um através da tranquilidade de ser sendo apenas quem se é.
Da Pacific Essence:sea palm, silver birch, urchin, grape hyacinth, grass widow, narcissus, red huckleberry, windflower,wallflower, sponge, sea lettuce.
Da Califórnia:chamomile, manzanita, calendula, borage, golden yarrow, yarrow, sticky monkeyflower, zinnia, garlic, milkweed, chamomile, e outras
Bach: mimulus, rock rose, wild oat, wild rose, agrimony rock water, cerato, chicory.
S.Germain: algogão, allium, aloe, ameixa, flor branca, lírio da paz, alchachofra, boa deusa, goiaba, grevilea, leucantha, piper são alguns exemplos.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Entrevista programa: Opinião Pernambuco - 20/09/2013 (Terapias Alternativas)




Entrevista com Tema Práticas Complementares ou Alternativas a Saúde.
Entrevistadora: Andrea
Entrevisrtadas: Rosangela Vecchi Bittar Especialista em Terapia floral pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestre em Reiki etc... e colegas.
dia 20.09.2013 pela TV Universitária Pernambuco - Brasil.




Entrevista: Terapia Floral Lei Município do Rio de Janeiro lei 5617



Fico feliz por meu trabalho em pacientes oncológicos de 2008 a 2013 no Hospital das Clínicas
ter servido de esclarecimento sobre os benefícios da Terapia Floral.
Hoje faço este trabalho no Instituto Cristina Tavares de Apoio ao Adulto com Cãncer
e na Associação Brasileira de Alzheimer regional Recife.

O vereador só trocou o estado onde desenvolvo meu trabalho.

O video da Globo Nordeste, numa entrevista comigo Rosangela Vecchi Bittar
que ele menciona encontra-se no youtube e neste blog.

Tenho tentado divulgar este conhecimento através dos cursos e workshops.

Vamos seguir em frente.
Meu sonho é ter a Terapia Floral em todos os municípios, estou cumprindo minha missão
assumida com Bach e S.Germain.
Abraços fraternais!!

domingo, 15 de setembro de 2013

O poder Pessoal!


O que é necessário para acessar o Poder Pessoal?
por Rosangela Vecchi Bittar

Estar com a autoestima equilibrada, confiar não ter medo ou seja combate-lo extraindo sempre de cada experiência vivida  uma um aprendizado  que servirá como combustível para enfrentar novos desafios;  procurar ter bons pensamentos pois atraímos aquilo que pensamos; ter sempre a fé ativada aquela que transcende o aspecto religioso; procurar ser criativo - tudo começa pelo pensamento, crie neste mental o  melhor para si; deve procurar manter-se equilibrado combatendo principalmente a ansiedade (a qual possui vários aspectos e um deles é a dificuldade de lidar com desafios); os seres humanos estão em rede conectados de alguma forma: então todas as nossas atitudes mais cedo ou mais tarde reverberam, ressoam. Portanto a vida é transformada quando fazemos o nosso melhor isto é: toda boa ação tem uma boa reação portanto tenha boas atitudes ajude a seu próximo.Enfim caminhar pela trilha do autoconhecimneto: só quem se conhece bem, consegue construir uma autoestima elevada.

Mas, afinal, o que é se conhecer bem? 

É investir com coragem enfrentando suas dificuldades, seus defeitos, procurando acessar  suas qualidades, virtudes e procurando aceitar o que não pode ser mudado.




Então, que Atitudes são recomendadas:


  • Ter controle sobre seus pensamentos, emoções , ações, e destino através do trabalho de autoconhecimento e reflexão.
  • Descartar crenças e atitudes autodestrutivas e descartá-las, deixando apenas o que realmente é útil e proveitoso.
  • Construir um modelo mais eficiente de pensamento, ver as dificuldades e trabalhá-las.
  • Direcionar-se ao que realmente importa para você. Avaliar quais são suas prioridades!!
  • Descobrir sua missão, visão e propósito na vida. 
  •  Definir seus objetivos e que caminho trilhar! Seja seguro de si!!
  • Sair para a jornada de sua vida com energias e confiança renovadas. Fortaleça-se!!
  • Avaliar seus pontos fortes, desafios, sucessos, valores, papeis e temperamento. Procure usar sua inteligência emocional em proveito próprio!! 
  • Ter uma visão expandida do que você espera de si mesmo, usando a criatividade!!
  • Aprender a agir - não apenas reagir. Seja flexível!!
  • Aprender a buscar soluções - não apenas enfrentar os problemas. Com tranquilidade encontramos soluções mais facilmente!! 
  • Aprender técnicas específicas para ajudar a retirar obstáculos e seguir no caminho que você definiu para si mesmo. Equilibrando-se e protegendo-se!!
  • Descubra um núcleo de força e serenidade sempre disponíveis. Combate a ansiedade de ter resultados rápidos!! través de uma prática que atenda a este quesito.
Quando guiados pelo negativo que plantamos ou plantado em nosso subconsciente, permitimos que os outros ou mesmo as situações em nossas vidas nos conduzam, simplesmente deixamos a vida acontecer e ainda por cima regamos as sementes negativas plantadas no subconsciente.Negativo só atrai negativo e o ciclo está formado. Situações traumáticas trazem consequências sérias para o nosso presente e bloqueiam energias futuras, ou seja, enquanto traumas não são eliminados eles drenam nosso poder pessoal.


Eventos negativos como um aborto, um assalto, perda afetiva, um diagnóstico de uma doença grave, a perda do emprego, um divórcio ou separação, uma traição, falência dos negócios, a intervenção de alguém que planta uma forma de pensamento improdutiva que semeia falta de confiança em si  são algumas das situações negativas que travam a vida das pessoas e fortalecem o ciclo negativo.


Temos que nos tornar donos de nossas vidas, os criadores de nossa realidade Dr. Edward Bach já dizia isto nos seus escritos. Quando alguém o ataca emocionalmente, você se retrai se ressentindo, se magoando, ou reage instintivamente este é um exemplo típico de perda de poder pessoal, no qual as outras pessoas controlam a sua vida através de ações e palavras semeadas.



É necessário cortar este ciclo de negativismo!

O uso dos florais é um opção realmente boa e eficaz para termos força de reconquistar e acessar nosso poder pessoal!

Livre-se do orgulho, controle de terceiros, mágoa, medo, desconfiança, baixa autoestima, culpa, vergonha, inveja, tristeza, ansiedade, angústia,  transforme-se proteja-se e seja poderoso!!Conquiste o controle de sua vida!! Fortaleça o positivo e o  propague!

Quer falar comigo?
Email: rosangela.bittar@globo.com
Quer fazer uma consulta pela internet: envie uma mensagme para o email acima ou acesse: www.pensandonatural.com.br
Se quiser adquirir meus livros entre no site acima para cursos e livros.
Boa semana!!!


sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Flor do Algodão e sua essência floral


Flor do Algodão 
Por Rosangela Vecchi Bittar

Amarela com uma mancha vermelho-castanha no centro da flor. Quando o pedúnculo aponta para cima, é sinal que vai abrir; tal abertura se dá pela manhã e, no fluir do dia, caem e se conservam embaixo da árvore por mais um dia, avermelhando-se aos poucos.  

No inverno podem durar até dois dias na planta. Os estigmas são vermelho-escuros e com as pontas arredondadas, uma das diferenças com a outra espécie semelhante. 

Os frutos capsulares, nativa da Índia, naturalizada no Brasil e especialmente cultivada como ornamental e para arborização, bem como pela madeira e fibras extraídas da casca e por propriedades emolientes das folhas e flores.

Também conhecida pelos nomes de aguaxima-do-mangue, algodoeiro-da-índia, algodoeiro-da-praia, baru, embira, embira-do-mangue, guaxima-do-mangue, ibaxama, manhoco, quiabo-do-mangue e uacima-da-praia.
 
 
 
A Essência Floral do Sistema Saint Germain Algodão
Afirmação: Percebo a realidade, ouço a voz da minha alma, sinto-me livre de obstáculos, limpa, integra. 
Padrão positivo emocional:
Limpeza, remoção de obstáculos, inteireza. Indicado para líderes;
Sela a aura.  
Padrão disfuncional: Bloqueios que atrapalham o entendimento. Atua reconectando o
emocional após traumas vividos físicos, emocionais ou oriundos do mundo espiritual. Cirze o campo energético do indivíduo. 
Chackra: todos.
 
Bom final de semana! Namastê!


Especialista em Terapia c/Essências Florais pela  Federal de Pernambuco - UFPE -  Pesquisadora - Escritora - Professora convidada da Pro-extensão da UFPE para Formação em, Terapia Floral e Reiki - Palestrante - Reiki Master - Aromaterapeuta - Mestra Facilitadora Autorizada do Sistema Floral de Saint Germain  

Trabalho Social  Atendimento como Voluntário Gratuito destinado a pessoa com câncer ou que teve câncer e a seus familiares no ICT Instituto Cristina Tavares de Apoio ao Adulto com Câncer endereço: Av. João de Barros, 366 Bairro: Boa Vista Recife PE.  Projeto Social Colorindo Vidas Marcar pelo telefone do ICT: (81)3222-7936  

Agendamento de consultas particulares pelo telefone (81) 8843-0584
Endereço Consultório: Rua Padre Bernardino Pessoa, 633  Boa Viagem Recife.

Consultas via email serão pagas.
Venda de livros neste site.
Os Benefícios das Essências Florais de Bach no Alzheimer"
 "Uso Prático da Terapia Floral na Obesidade"
" Aromaterapia na Vida Diária - para viver melhor" Confira!
 

Veja a agenda de cursos! No site: www.pensandonatural.com.br



 

 
 

Postagens populares