sexta-feira, 29 de março de 2013

Workshop: Aprendendo a Usar as Essências Florais de Saint Germain no Contexto da Oncologia (câncer)

 
Aprendendo a Usar as Essências Florais de Saint Germain no Contexto da Oncologia (câncer)
 
Facilitadora: Rosangela V.Bittar
Practioner de SGM, especialista em Terapia Floral pela UFPE, Pesquisadora com pesquisa qualitativa sobre o tema registrada e concluida.
 
 
Endereço sede RIOFLOR: Rua Barão de Guaratiba, 29
telefone (21) 2285-8865
 Data: 29.06.2013 de 9:00hs às 18:00hs.
Investimento: R$ 380,00
Informações entre em contato
telefone: (81) 8843-0584 E (21)2285-8865
No Rio de Janeiro local do evento realizado nas dependências da RIOFLOR.
 
INSCRIÇÕES: Na sede da RIOFLOR endereço e telefone acima.
E ATRAVÉS DO EMAIL rosangela.bittar@globo.com através de depósito bancário
 
AS INSCRIÇÕES SÓ SERÃO ACEITAS ATÉ DIA 25.06.2013 PARA QUE POSSAMOS PROVIDENCIAR MATERIAL PARA TODOS.
 
 
A Terapia Floral  tem como característica principal tratar a pessoa como um todo de forma gentil, sutil e respeitosa assegurando bem-estar. A Terapia com Essências Florais (TF) se insere como prática integrativa e complementar somando-se a equipe multidisciplinar, que atende a estes pacientes acometidos de qualquer tipo de câncer independente do estágio da doença, com o objetivo de dar ao paciente apoio terapêutico necessário ao fortalecimento do aspecto emocional e mental para o enfrentamento de todas as etapas do processo de tratamento com qualidade de vida.
 
Beneficios que os florais podem conceder a pessoa com câncer e a seus familiares:
ü Minimizar os efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia.
ü  Proporcionar tranquilidade e apoio para prosseguir no tratamento proposto pela equipe médica.
ü  Tratar as emoções negativas que se apresentam durante o processo de tratamento tais como: medo, insegurança, raiva, impaciência, tristeza, angústia, pensamentos negativos que inclusive afetam os pacientes e são extensores da dor oncológica.
ü  Tratar os quadros de insônia, depressão, o estresse, fadiga, isolamento que se configura em cada etapa do tratamento.
ü  Elevar a autoestima .
ü  Dar dignidade ao paciente e qualidade de vida.

 Vamos colorir vidas através do uso das essências florais ?
 
A frase de Dr. Bach de certa forma resume esta proposta: “Tenha esperança e confiança no futuro, visualizando e dirigindo-se para a luz. Acredite e si mesmo, e lembre-se que cada dia é uma nova oportunidade”.
 
 
Qualificação: Rosangela Vecchi Bittar
 
 
Especialista em Terapia Floral pela Universidade Federal de Pernambuco e inúmeros cursos na área. Mestre Habilitada do Sistema Saint Germain.Desenvolveu trabalho voluntário como Especialista em Terapia com Essências Floral que é, da Clínica de Oncologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (mai 2008 a jan 2013) tratando com terapia floral os pacientes, os familiares e os funcionários com a terapia floral, também é pesquisadora com pesquisa científica intitulada: “A Terapia Floral no Cuidado a pacientes portadores de Câncer na Clínica de Oncologia”, Registro no Sisnep Fr n.º 211286 Registro CEP/CCS/UFPE n.º 289/08 Ministério da Saúde e devidamente aprovado pelo Comitê de Ética envolvendo seres humanos do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco. No II Simpósio da Oncologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco Tema Prevenção e Controle do Câncer: uma Abordagem Transdisciplinar, participação da mesa Visão Humanizada do Atendimento apresentando palestra sobre Terapia Floral no Cuidado ao Paciente Oncológico: Aplicação e Resultados. Também participou com três trabalhos que constam dos anais do XI CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICO-ONCOLOGIA E IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE CUIDADOS PALIATIVOS EM ONCOLOGIA.
 
Elaborei pesquisa científica dos resultados alcançados cujo título é A Atuação da Terapia Floral no alívio da Sobrecarga Emocional do Cuidador da Pessoa com a doença de Alzheimer, o qual, foi apresentado no evento nacional XI Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade e X Encontro Nacional de Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior ( out. 2009).
Coodenadora da Comissão de Práticas integrativas e Complementares da Associação Brasileira de Alzheimer ABRAz regional Pernambuco desde 2008 até 2016, introduziu a Terapia Floral em 2008 na ABRAz PE, foi palestrante do último Congresso desta Associação ocorrido em Belém VII Congresso Nacional da Doença de Alzheimer mesa redonda com o tema: Práticas Complementares no Alzheimer em apoio a sobrecarga do cuidador: A Terapia Floral, também apresentou trabalhos na modalidade pôster três trabalhos:- A Terapia Floral (TF) no tratamento aos Distúrbios de Comportamento na Pessoa com Doença de Alzheimer; Estudo de caso de problema de Memória em Cuidador Idoso de Pessoa com Alzheimer tratado pela Terapia Floral; Estudo sobre a Atuação da Terapia Floral no Alívio do sofrimento do cuidador da Pessoa com a Doença de Alzheimer.
Em setembro 26 a 29 de 2012 foi convidada pela comissão científica como Palestrante discutidora do IX Congresso Norte-Nordeste de Terapia Ocupacional –A ciência da interdisciplinaridade nas políticas de saúde e contexto social compondo a mesa redonda: Envelhecimento: Desafios e Soluções para o futuro, apresentando a Terapia Floral como instrumento de prevenção de agravo.
Professora convidada para ministrar cursos pela PROEXTENSÂO UFPE e também no Mestrado Profissional de Enfermagem e Residência Multiprofissional (2010 e 2011).

Livros publicados:
  • Em 2011, Os Benefícios das Essências florais de Bach no Alzheimer, Editora Laços, S.P. em diferentes datas em S.Paulo, Recife, Belém e Rio de Janeiro.
  • Em 2012 lançou o livro: Uso Prático da terapia Floral na Obesidade.
 
 


quarta-feira, 27 de março de 2013


O Páscoa, seu significado e os Florais

A Páscoa tem alguns aspectos como verão abaixo:

Os eventos da Páscoa teriam ocorrido durante o Pesah data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito. Os descendentes de Abraão, Isaac e Jacó passaram mais de quatrocentos anos escravizados no Egito, assim, Deus decidiu libertá-los dessa escravidão. Moisés foi o escolhido por Deus para libertar o povo, sendo, então, o líder do êxodo. Moisés, atendendo ao chamado de Deus, foi ter com Faraó, transmitindo-lhe a mensagem divina: “Deixa ir meu povo para que me sirva”. A fim de provar a Faraó a vontade divina, Moisés invocou pragas contra o Egito. As pragas começaram a ser lançadas, mas assim que se cessavam Faraó continuava a pecar, mantendo-se contra a vontade de Deus. Assim, a décima e última praga fora lançada - Deus enviou um anjo destruidor através da terra do Egito a fim de ceifar a vida de todo primogênito: “E eu passarei pela terra do Egito esta noite e ferirei todo primogênito na terra do Egito, desde homens até aos animais; e sobre todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o SENHOR.” (Ex. 12.12). A palavra Páscoa advém, exatamente do nome em hebraico da festa judaica à qual a Páscoa cristã está intimamente ligada, não só pelo sentido simbólico de “passagem”, comum às celebrações pagãs (passagem do inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura no Egito para a liberdade na Terra prometida.
A Páscoa essênica era comemorada com alimentação frugal, meditação, banhos, oração, cânticos...Alguns escritores dizem que Jesus viveu parte de sua vida junto aos essênios que cultivavam uma vida simples, meditativa, usavam branco nas vestes, faziam cura com as mãos, inspiraram as cerimônias de batismo e páscoa.
 
Para os cristãos, a Páscoa tem o propósito de relembrar a  morte e ressurreição de Jesus. De sua ascenção aos céus, deixando sua mensagem de perdão, amor, superação, exemplo,  fé e confiança!Páscoa é renascimento, páscoa é compartilhar com seus familiares e amigos o alimento da alma o amor. 


Que essências florais lembram renascimento?

 O Fireweed da Pacific Essence elemento fogo, trabalha o meridiano do coração. Na medicina chinesa o coração é a sede do shen ou consciência, esta essência permite sentir-se em casa a partir do coração, ativa a circulação, relaxa musculatura no peito e costas, no plano emocional possibilita seguir em frente não levando para os novos relacionamentos resíduos dos anteriores.  
O Floral Fireweed da California  concede recuperação das forças vitais; poder de alma como o da Fênix capaz de reconstruir recriando nova vida; assimilação do fogo alquímico que gera novas forças de vida e rejuvenescimento.  Alem dessa essência floral existe uma bem interessante para a renovação o Prickly Pear Cactus cuja afirmação é “ Tenho ajuda suficiente para encontrar a força de render-me ao fluxo que a vida me traz” (Claúdia Stern). O aspecto positivo dessa essência é amor e entrega, alegria e força, no negativo é o pesar, esgotamento, derrota, desconfiança.
E outras mais....

Desejo aos leitores uma maravilhosa Páscoa, com paz, bons pensamentos, oração!
Que Deus os abençoe e o Cristo renasça e prospere  em seus corações trazendo paz interior, força para todos os dias enfrentar seus desafios com a cabeça erguida e coração pleno! Que a mensagem amorosa do Cristo fortaleça a todos com Fé!
 

 

 

 

 

 

terça-feira, 26 de março de 2013

A Flor Lírio e as Essências Florais desta Flor.


A Flor Lírio e as Essências Florais desta Flor.
site para venda cursos http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/cursos/
venda livros http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/livros/
consulta via email: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/servicos/

Por Rosangela Vecchi Bittar

"Olhai os lírios do campo; eles não trabalham nem tecem; no entanto eu vos digo:
mesmo Salomão, em toda sua glória, não se vestiu como um deles".
(Palavras de Jesus, no Evangelho segundo São Matheus)

O lírio sempre foi visto como o símbolo da pureza e é uma das flores mais antigas do mundo. Pode ser encontrado em pinturas nas paredes dos palácios da Grécia Antiga, onde era dedicado à Hera. O lírio é relacionado à Virgem Maria, em homenagem à sua pureza e, talvez por esse motivo, seja muito usado em buquês de noiva e em festas religiosas. Na alquimia, fabricava-se um perfume mágico a partir desta flor, que era usado para queimar no recinto onde se realizavam ritualísticas. Também existia uma crença que a flor ajudava a reconciliar os amantes: um pedaço do seu bulbo teria o poder de reaproximar os namorados que romperam as relações. Narra a mitologia, que a conselho de Minerva, Juno deu seu seio a Hércules, que havia sido abandonado no campo por Alcimene, sua mãe. O jovem herói teria sugado o seio com tanta força, que o leite esguichou em grande quantidade. As gotas que se espalharam no céu formaram a Via Láctea e as que caíram na terra transformaram-se em lírios. Outra curiosidade sobre esta flor é que no século XVII, o lírio era usado para decorar igrejas em homenagem à Virgem Maria, como símbolo de sua virgindade. Antes, porém, retiravam do lírio os órgãos masculinos e femininos (estames e pistilos), pois só assim a flor seria "verdadeiramente virgem". O lírio está incluído numa antiga lista de plantas consideradas mágicas, que teriam o poder de proteger contra bruxaria: dentro de casa, transformaria as más vibrações, e no jardim, funcionaria como uma barreira contra energia negativa.


Das diversas espécies de lírios são produzidos vários sistemas florais, com suas cores, subespécies citamos abaixo alguns deles não pretendemos esgotar todos que existem na atualidade! Cada qual com sua cor, brancos, amarelos, avermelhados etc...alguns tem cheiro....
Floral Alpine Lily Califórnia - Indicada para mulheres sensíveis que, ao longo da vida, por se sentirem vulneráveis, evitaram encarnar plenamente sua feminilidade e magnetismo, em termos do seu corpo de mulher. O resultado disso é que o corpo feminino, a nível físico, expressa menos vitalidade e exuberância. Essa falta de vitalidade pode até afetar a saúde dos órgãos femininos, como consequência de uma energização deficiente. À medida que os medos da vulnerabilidade vão sendo trabalhados, essa essência chega para ajudar, tornando possível um movimento de “apropriação” de toda a força de “fêmea”, que é incorporada à expressão mais vívida e elevada da mulher.

Floral Calla Lily California - traz clareza quanto a identidade sexual, auto-aceitação, equilíbiro entre as energias masculina e feminina.

Floral Easter Lily California - Tensão na identidade sexual; valores ou experiências sexuais conflitantes; cisão na psique entre a virgem e a prostituta. Contradição interna quanto a crença de que a sexualidade é suja, tem medo, vergonha. Concede a dádiva da entrega sem culpa. Atua nos distúrbios dos orgãos sexuais e glandulas reprodutoras. Frigidez, masturbação exarcebada são alguns exemplos.
Floral Easter Lily Pacific Essence - Esta essência floral encoraja a livre expressão do Eu; elimina máscaras sociais, duplicidade, ilusão, integra diferentes aspectos da personalidade. Traz a dádiva da autenticidade, atua na  sindrome pré-mentrual e outros desequiíbrios ginecológicos. Atua nos meridinaos: Rins, Bexiga o elemento água é responsáel pela reserva de energia corpo/mente concede capacidade de adaptação em situação de estresse. Atua nos chacras do coração, coroa e frontal.

Floral Lilium do Sistema Minas -  Ajuda a harmonizar e purificar as manifestações dos aspectos psíquicos femininos e masculinos tanto no homem quanto na mulher. Para as situações de conflito geradas pela necessidade de conciliar maternidade ou paternidade e carreira profissional. Para quando há conflitos  no casal devido às dificuldades de se estabelecer os papéis masculinos e femininos na relação. Para os pais agressivos com os próprios filhos devido à sobrecarga nas responsabilidades e afazeres matriarcais ou patriarcais, ou devido ao aprisionamento ou bloqueios na sexualidade. Útil quando há revoltas com a necessidade de submissão, dependência e proteção, principalmente entre casais. Para as pessoas que vivenciam uma sexualidade exacerbada. Para o narcisismo, o sensualismo, a exibição corporal mórbida, a incontinência sexual, a compulsão por orgias e masturbação, o uso e abuso de recursos físicos e psíquicos em magias e encantamentos lascivos, sedutores e eróticos. Para distúrbios associados a pesadelos eróticos e poluções noturnas. Lilium sublima as energias primitivas e instintivas, permitindo um desabrochar superior e criativo do ser. Desenvolve a nobreza, favorece um juízo mais equilibrado, trabalha a equanimidade e uma possível e desejável “inalterabilidade ativa” frente a qualquer evento ou prova. Ajuda a qualificar gradativamente a natureza do relacionamento com a vida, proporcionando um “agir sem agir” ou um “deixar acontecer ativo”, onde o controle se instala no nível do Eu Superior. Lilium favorece a constância emocional, evitando flutuações extremas de alegria e decepção.

Floral Lirio da Paz Sistema SGM - A essência floral Lírio da Paz nos protege de envolvimentos prejudiciais remove os obstáculos de forma amorosa, para que possamos realizar o propósito de nossa Alma. Sua energia trabalha equilibrando todos os chacras, principalmente, purificando o chacra coordenador. Este floral traz a paz interna, afasta a negatividade, a ansiedade, a depressão e a tristeza. Vem nos proteger e reconectar com nossa divindade interna

Como cuidar do seu vaso de lírio

O lírio em vaso requer um local com boa iluminação, evitando o sol nas horas mais quentes do dia. Não deixe o substrato (a terra do vaso) secar completamente, molhando sempre que necessário, até que água saia pelos furos de drenagem do vaso; mas evite que a água se acumule no pratinho. Para fazer com que o lírio em vaso floresça novamente, o procedimento é complicado e não é garantido o sucesso. Quem desejar tentar, deve seguir uma série de passos:

1. Após a morte das flores, continue regando o lírio por mais 3 meses, depois pare de colocar água e espere que as hastes sequem completamente;

2. Uma vez que as hastes estejam secas, retire os bulbos do vaso, coloque-os em um saco plástico perfurado, preenchido com material inerte (perlita, por exemplo) úmido. Coloque este saco plástico com os bulbos na parte menos fria da sua geladeira (onde são colocadas as verduras) e deixe lá por cerca de 4 meses. Cuide para manter os bulbos úmidos. Evite choque entre os bulbos e também o choque dos bulbos com outros objetos, pois há perigo de machucar os bulbos e os ferimentos são portas para a entrada de doenças.

3. Passados os 4 meses, retire os bulbos da geladeira de plante-os. Deixe nos primeiros 10 dias em local bem fresco e arejado. Quando os brotos estiverem surgindo, leve o vaso para um local bem iluminado. Regue sempre que a terra estiver seca.

4. Se tudo der certo, entre 2 e 3 meses os bulbos florescerão.

quinta-feira, 21 de março de 2013

As Propriedades do Floral Algodão do Sistema Floral de Saint Germain



As Propriedades do Floral Algodão do Sistema Floral de Saint Germain
por Rosangela Vecchi Bittar
para cursos acesse: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/cursos/
para compra de livros: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/livros/



A Essência Floral Algodão (Gossypium religiosum) 

Faz a limpeza, remove obstáculos em nossa audição supra física. Benéfica para pessoas que atuam cargos de posição de comando ( governantes, líderes, dirigentes ) e portanto vulneráveis a influências externas..Atua também em nosso corpo físico e sutil, protegendo  e limpando traumas físicos e psíquicos.  Sela os corpo sutil. Limpa miasmas, implantes e energias semeadas por outrem. ambém nos casos de adoecimento sem causa provável. No plano físico é usado para combater afecções dos ouvidos, doenças de pele (herpes, espinhas, cravos), aliviam dores de queimadura e pode ser usado em feridas (uso tópico). Atua na ausência da menstruação, menstruação dolorosa, hemorragia do pós-parto, inflamação do útero e do ovário.
Pertence ao  Raio Branco regido por Serapis Bay raio da pureza, beleza, perfeição.
Este raio corresponde ao chacra coronário regido pela glandula pineal e aos orgãos cérebro superior e olho direito.

A Flor do Algodoeiro.

Amarela com uma mancha vermelho-castanha no centro da flor. Quando o pedúnculo aponta para cima, é sinal que vai abrir; tal abertura se dá pela manhã e, no fluir do dia, caem e se conservam embaixo da árvore por mais um dia, avermelhando-se aos poucos. No inverno podem durar até dois dias na planta.

Uso fitoterápico: é usado para combater afecções dos ouvidos, doenças de pele (herpes, espinhas, cravos), aliviam dores de queimadura e pode ser usado em feridas (uso tópico). Atua na ausência da menstruação, menstruação dolorosa, hemorragia do pós-parto, inflamação do útero e do ovário.

segunda-feira, 18 de março de 2013

A Essência Floral Capim Seda - SGM

Por Rosangela Vecchi Bittar
Mestre facilitadora do Sistema Floral de SGM
Practioner
Especialista em Terapia Floral pela UFPE
Reiki Master - Cromoterapeuta - Aromaterapeuta


Capim Seda (Panicum melinis)


Para aquele que se desviou do seu caminho por interferência dos outros e não encontra uma saída, fica aprisionado numa situação mental ou emocional claustrofóbica. Manifesta-se no corpo físico como bronquite alérgica e até em casos de câncer de pulmão.

Capim Seda remove bloqueios respiratórios ligados ao medo insconsciente a se entregar a vida. Dificuldades de expressar sentimentos, sufocando o amor, a raiva, a culpa, o choro....trabalha os sintomas psicoemocionais.

Afirmação; Minha alma está liberta realizo meu propósito de vida. Respiração é vida portanto, encho meus pulmões de vida.

Um excelente final de semana, abraços fraternais Rosangela Vecchi Bittar.
contato: rosangela.bittar@globo.com


Atendimento:
Presencial em Consultório em Boa Viagem - Recife e Via Skype: rosangelaflorais contato: (81) 8843-0584 email: rosangela.bittar@globo.com

Livros publicados:
Uso Prático da terapia Floral na Obesidade
Os Benefícios das Essências Florais no Alzheimer.

Os workshops e cursos abaixo poderão ser ministrados em todo Brasil caso haja interesse, através de parcerias.

Cursos e Workshops disponíveis:

Workshop: Aprendendo a Usar as Essências Florais de Saint Germain no Contexto da Oncologia.
Workshop: Aprendendo a Usar as Essências Florais no Alzheimer (compreendendo Bach e Saint Germain).
Workshop: As Essências Florais e a espiritualidade.
Curso: As Essências Florais de Saint Germain (abordando as 88 essências florais)
Curso: Os Florais de Bach no Autocuidado (abordando as essências florais no cuidado pessoal de familiares e amigos).
Curso; Aprofundamento das essências Florais de Bach (com estudo de caso)
Curso: As 24 Essências Marinhas da Pacific Essence (inclui estudo de caso)
Curso: Reiki nívelI
Curso: Reiki nível II

Namastê!





domingo, 17 de março de 2013

Aprendendo a Usar as Essências Florais de Saint Germain na Oncologia.

Aprendendo a Usar as Essências Florais de Saint Germain no Contexto da Oncologia.
Workshop ministrado por Rosangela V.Bittar
qualificação no final da publicação.



Flor da qual se faz a Essência Floral Umbelata SGM

                          Imagem do Kit de essênias florais de SGM
Aprendendo a Usar as Essências Florais de Saint Germain no Contexto da Oncologia.
Introdução ao tema
A pessoa e a doença: o que ocorre acontece com o paciente Oncológico durante o tratamento
As essências florais como suporte ao tratamento oncológico: apresentação das essências florais de SGM mais usadas em pessoas com câncer.
O câncer e as emoções
O câncer de mama
A dor oncológia e as essências florais de SGM
A fadiga
A insônia
Os florais no tratamento quimioterápíco e radioterápico  
Os florais na clinica de curados
Os florais no cuidado paliativo 
Os florais no evento luto 
A família – discussão e apresentação de caso. 
Fórmulas desenvolvidas em pesquisa no atendimento clínico com essências florais.  Estudo de caso     
obs.: Os temas aqui apresentados e as essências florias serão abordadas em paralelo.

Data em Recife: 27.04.2013  de 9:00hs às 18:00hs.
Investimento valor: R$ 350,00 maiores informações entre em contato
Local. Rua das Creoulas, 194 Graças Recife Pernambuco
telefone: (81) 3423-5653, (81) 8611-1960
Inscrição no local acima ou via email: rosangela.bittar@globo.com
(81)8843- 0584 efetivada por depósito bancário
 

No Rio de Janeiro será realizado nas dependências da RIOFLOR
onde também poderão ser feitas as inscrições!
Data dia  29.06.2013 de 9:00hs às 18:00hs.
Investimento: R$ 380,00 maiores informações entre em contato
pelo email: rosangela.bittar@globo.com 
será feita através de depósito bancário.
A RIOFLOR Associação de Terapeutas Florais do Estado do Rio de Janeiro.
Endereço Rua Barão de Guaratiba, 29 -  telefone (21) 2285-8865
Associados da RIOFLOR terão desconto.


A frase de Dr. Bach de certa forma resume esta proposta: Tenha esperança e confiança no futuro, visualizando e dirigindo-se para a luz. Acredite e si mesmo, e lembre-se que cada dia é uma nova oportunidade”.  

Qualificação: Rosangela Vecchi Bittar- Especialista em Terapia Floral pela Universidade Federal de Pernambuco e inúmeros cursos na área. Mestre Habilitada do Sistema Saint Germain.Desenvolveu trabalho voluntário como Especialista em Terapia com Essências Floral que é, da Clínica de Oncologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (mai 2008 a jan 2013) tratando com terapia floral os pacientes, os familiares e os funcionários com a terapia floral, também é pesquisadora com pesquisa científica intitulada: “A Terapia Floral no Cuidado a pacientes portadores de Câncer na Clínica de Oncologia”, Registro no Sisnep Fr n.º 211286 Registro CEP/CCS/UFPE n.º 289/08 Ministério da Saúde e devidamente aprovado pelo Comitê de Ética envolvendo seres humanos do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco. No II Simpósio da  Oncologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco Tema Prevenção e Controle do Câncer: uma Abordagem Transdisciplinar, participação da mesa Visão Humanizada do Atendimento apresentando palestra sobre Terapia Floral no Cuidado ao Paciente Oncológico: Aplicação e Resultados. Também participou com três trabalhos que constam dos anais do XI  CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICO-ONCOLOGIA E IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE CUIDADOS PALIATIVOS EM ONCOLOGIA. 
Elaborei pesquisa científica dos resultados alcançados cujo título é A Atuação da Terapia Floral no alívio da Sobrecarga Emocional do Cuidador da Pessoa com a doença de Alzheimer, o qual, foi apresentado no evento nacional XI Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade e X Encontro Nacional de Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior ( out. 2009).
Coodenadora da Comissão de Práticas integrativas e Complementares da Associação Brasileira de Alzheimer ABRAz regional  Pernambuco desde 2008 até 2016, introduziu a Terapia Floral em 2008 na ABRAz PE, foi palestrante do último Congresso desta Associação ocorrido em Belém VII Congresso Nacional da Doença de Alzheimer mesa redonda com o tema:  Práticas Complementares no Alzheimer em apoio a sobrecarga do cuidador: A Terapia Floral, também apresentou trabalhos na modalidade pôster três trabalhos:- A Terapia Floral (TF) no tratamento aos Distúrbios de Comportamento na Pessoa com Doença de Alzheimer;  Estudo de caso de problema de Memória em Cuidador Idoso de Pessoa com Alzheimer tratado pela Terapia Floral;  Estudo sobre a Atuação da Terapia Floral no Alívio do sofrimento do cuidador da Pessoa com a Doença de Alzheimer. 
Em setembro 26 a 29 de 2012 foi convidada pela comissão científica como Palestrante discutidora do IX Congresso Norte-Nordeste de Terapia Ocupacional – A ciência da interdisciplinaridade nas políticas de saúde e contexto social compondo a mesa redonda: Envelhecimento: Desafios e Soluções para o futuro, apresentando a Terapia Floral como instrumento de prevenção de agravo.
Professora convidada para ministrar cursos pela PROEXTENSÂO UFPE e também no Mestrado Profissional de Enfermagem e Residência Multiprofissional (2010 e 2011).  
Livros publicados:
  • Em 2011, Os Benefícios das Essências florais de Bach no Alzheimer, Editora Laços, S.P.  em diferentes datas em  S.Paulo, Recife, Belém e Rio de Janeiro.
  • Em 2012 lançou o livro: Uso Prático da terapia Floral na Obesidade.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Título: Uso Prático da Terapia Floral na Obesidade
Abordando e tratando os problemas emocionais

Autora: Rosangela Vecchi Bittar
Isbn 978-85 635 41-43-7 Direitos autorais 570.071 EDA
Assunto: Medicina e Saúde
Envio  para todo Brasil com acrescimo do valor de
remessa pelo Correio
PEDIDOS PELO EMAIL: rosangela.bittar@globo.com
Para pagamento por depósito bancário valor com remessa
para seu endereço no Brasil: R$70,00

Existem exemplares na livraria Saraiva do Shopping Recife por ora está na seção de Psicologia. Parao utros estados precisam pedir transferência do exemplar para a loja onde se adquiriu o livro.                    

Aqui abordamos várias questões como ansiedade, compulsão, carência, depressão, desânimo, eliminação de toxinas, individualidade e bullying, rejeição, autoanulação, etc... elencando essências florais dos Sistemas Bach, Minas e Saint Germain além de propor fórmulas para manipulação. Com linguagem fácil e acessível a todos! Vale a pena conferir!

SEGUE SUMÁRIO PARA AVALIAR CONTEÚDO DESTE LIVRO.

PREFÁCIO da Nutricionista Kilza Koch
AGRADECIMENTOS
PALAVRA AO LEITOR
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO I Conhecendo a Terapia Floral
Como a Terapia Floral começou?
O que são as essências florais e como atuam?
Como o sintonizador de um sistema floral prepara as essências florais?
A Terapia Floral como prática complementar a saúde
CAPÍTULO II – Uma leitura corporal da obesidade
CAPÍTULO III - Terapia com Essências Florais
Repertório das 38 Essências Florais do Sistema Bach por grupo emocional comentado.
Repertório das Essências florais selecionadas para auxiliar aos problemas relacionados à obesidade.
Ansiedade
Apego, aceitação
Aprendendo a não repetir erros
Autodestruição, autopunição
Autoestima
Cansaço
Carência por atenção afetiva
Começar uma dieta, para promover mudança
Compulsão
Culpa
Cura( despertando forças de autocura)
Depressão
Desânimo
Desespero
Dores articulares e musculares
Dúvida e insegurança
Equilíbrio
Eliminar toxinas e inchaços
Individualidade e Bullying
Magoa
Mau-humor
Medo, Pânico
Obesidade crônica
Pensamentos negativos
Perdas quaisquer
Pesadelos
Pessoas retraídas com desejo de isolamento, solidão.
Preocupação por antecipação nervosa.
Problemas circulatórios e hipertensão
Proteção
Raiva, Irritação, Ciúme, Perdão
Rejeição, Sensação de Vazio
Ressentimento e Vitimização
Rigidez emocional e física
Sobrecarga
Sono, falta de sono, problemas de sono
Stress
Subserviência a pessoas e situações; prioriza a si, Autoanulação
Trauma
Vivem fora do tempo presente
Formulas compostas sugeridas para manipulação
Começar uma dieta
Compulsão
Distúrbio de Ansiedade
Desintoxicação
Disturbio Digestivo
Depressão
Esgotamento físico e psiquico
Estresse
Fortalecimento da Autoestima
Obesidade por Trauma Emocional
Pré e Pós Cirúrgico, Convalescença
Fórmulas Compostas encontradas no mercado
O valor terapêutico das afirmações positivas junto ao tratamento floral
CAPÍTULO IV – Informações para o uso prático das essências florais.
Escolhendo os florais para uso
Quantas Essências devem compor a fórmula floral de uso?
Posologia
Onde Manipular?
Como se guardar a solução de uso final?
Formas de Utilização das essências florais
Como fazer você mesma o vidro de solução de uso final?
Como tomar?
CAPÍTULO V – Dicas úteis adicionais
Referências Bibliográficas
                   


terça-feira, 12 de março de 2013

PALESTRA GAAPAC A Terapia Floral como instrumento terapêutico de apoio a pessoa com Câncer.

EVENTO: GAAPAC E DO INSTITUTO CRISTINA TAVARES DE APOIO AO ADULTO COM CÂNCER
                                  floral Lírio da Paz SGM

TÍTULO:A Terapia Floral como instrumento terapêutico de apoio a pessoa com Câncer.
LOCAL: Memorial da Medicina
Recife Pernambuco
Endereço:Memorial da Medicina de Pernambuco
Rua Amaury de Medeiros, nº 206, Derby
Recife, PE - CEP 52010-120

DATA 13.03.2013
HIORÁRIO: 15:00 hs
EVENTO GRATUITO
PALESTRANTE: Rosangela Vecchi Bittar
 
 

Professora Especialista em Terapia com Essência Florais pela UFPE
Atuando como Terapeuta Floral Voluntaria do Ambulatório de
Oncologia do Hospital das Clínicas de 2008 a 2013
Pesquisadora com Pesquisa Qualitativa com Humanos
com, o título: “A Terapia Floral no Cuidado a pacientes portadores de Câncer
na Clínica de Oncologia”, Registro no Sisnep Fr n.º 211286 Registro CEP/CCS/UFPE
n.º 289/08 Ministério da Saúde e devidamente aprovado pelo Comitê de Ética envolvendo
seres humanos do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco,
concluída em 2009.Coordenadora de Práticas Complementares e Integrativas da Associação Brasileira de Alzheimer Regional Pernambuco desde 2008 até 2016.
Trabalhos apresentados e alestrante em Congressos e Simpósios sobre Alzheimer,
Psicooncologia e Envelhecimento abordando sempre a temática da terapia floral
neste contextos.
Escritora com livros publicados:
Em dez/2011Os Benefícios das Essências florais de Bach no ALzheimer.
Editora Laços, S.P.
2012, Livro: Uso Prático da Terapia Floral na Obesidade abordando e
tratando os aspectos emocionais, Editora Laços, SP.
em 2012.
 

Postagens populares